Dia de Transparência reúne secretários municipais

06/05/2021 15:26
Cesar Lopes / PMPA
TRANSPARÊNCIA
Objetivo dos encontros é prestar contas dos atos de gestão e recursos públicos empregados

O primeiro Dia de Transparência com foco nos eixos Gestão, Desenvolvimento Econômico, Serviços Públicos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Porto Alegre ocorreu nesta quinta-feira, 6, reunindo os secretários municipais. A iniciativa, que deve ocorrer de maneira trimestral, partiu do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) e tem o objetivo de prestar contas à sociedade de forma transparente, acerca dos atos de gestão praticados e recursos públicos empregados pelos órgãos.

De acordo com o secretário da SMTC, Gustavo Ferenci, a reunião tem a intenção de mobilizar os secretários para seguir garantindo o direito de participação dos cidadãos porto-alegrenses na administração pública. “Estimular a prestação dos serviços públicos com mais qualidade também é um dos nossos desafios”, afirma. Para o controlador-geral da Capital, Silvio Zago, uma das diretrizes é orientar os gestores a fim de evitar potencial dano ao patrimônio do erário público. “Em três intervenções da auditoria interna, realizadas em abril, por exemplo, economizamos R$ 800 mil na revisão do orçamento em obras que estão na iminência de que o edital seja lançado, ou obras que estão ocorrendo”, relatou.

Entre os secretários que participaram do encontro, que ocorreu de maneira virtual e presencial, Rodrigo Lorenzoni, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, agradeceu a oportunidade de poder enxergar todo o mapa da transparência. Já o secretário de inovação Fernando Mattos, disse que a SMTC auxilia a fazer um pente fino nos processos. O secretário de serviços urbanos, Marcos Felipi Garcia, ressaltou que sua pasta recebe muitas demandas da população pelos canais de comunicação da prefeitura e que torná-los cada vez mais inteligentes facilita a pasta a solucionar as questões que chegam dos cidadãos.

Também acompanharam a reunião os secretários Luciane Rache, Cezar Schirmer, Leticia Batistela, André Barbosa, Rodrigo Fantinel, Rodrigo Machado Costa, Ana Maria Pellini, Roberto Silva da Rocha, Germano Bremm, Gunter Axt, Flavio Dutra e Pablo Mendes Ribeiro. O próximo encontro Dia de Transparência-Eixos será no dia 28 de julho.

 

Lisie Venegas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes