Cidade Educadora promove circuito com foco na inclusão social

09/05/2023 08:43

O movimento Porto Alegre Cidade Educadora, por meio da Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre (REMIC-POA) e Rede Geração Pop Rua, promove o circuito cultural Inclusão pela Cultura. A ação ocorre entre esta terça-feira, 9, e 23 de maio e tem o objetivo de aproximar grupos em situação de vulnerabilidade social das instituições culturais da cidade.

“Acreditamos que todos os cidadãos devem ter acesso à cultura e à história de sua cidade. Infelizmente, muitas pessoas em situação de vulnerabilidade são excluídas desses espaços culturais”, afirma a coordenadora da REMIC-POA, Julia Burger.  

Durante as visitas, os participantes terão a oportunidade de conferir as exposições e participar de atividades culturais, como oficinas e percursos orientados. “O contato e a inclusão em espaços da cultura também são importantes dispositivos de fortalecimento de vínculos e cidadania para as pessoas em processo de saída das ruas”, destaca a assessora da área técnica da saúde da população em situação de rua, Veridiana Farias Machado. 

O circuito cultural Inclusão pela cultura acontece nos museus da UFRGS, Militar, da Comunicação e de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), além do Espaço Força e Luz, Casa de Cultura Mário Quintana e Fundação Iberê Camargo. 

Rede Geração Pop Rua - Projeto destinado às pessoas em situação de rua, executado pela área técnica da saúde da população em situação de rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O projeto, que conta com oficinas de fotografias e costura, tem o objetivo de proporcionar acompanhamento em saúde, geração de trabalho e renda.

REMIC-POA - Os principais objetivos da rede são o fortalecimento das instituições culturais e a ampliação do acesso aos espaços culturais. A rede atua a partir da articulação entre os setores educativos das instituições culturais e também na articulação das instituições com outros setores da sociedade como secretarias municipais e estaduais e entidades diversas da sociedade civil

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes