Atendimento por Whatsapp do 156 aumenta 675%

12/05/2022 10:58

O porto-alegrense está utilizando cada vez mais serviço do Whatsapp do 156 (51 3433-0156). Em março, foram realizadas 3.141 atendimentos, enquanto em abril, 24.338. Um aumento de 675%. Atualmente, o aplicativo possui 12 categorias de serviços: Trânsito e Transporte, Água e Esgoto, Serviços de Saúde, Impostos e Taxas, Iluminação Pública, Serviços Urbanos e Zeladoria, Fiscalização, Assistência Social, Procon, Limpeza Urbana, Agendamento da Orla e Dengue.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Adriana Gambino, esse aumento se deve à procura por informações relacionadas a Impostos e Taxas (opção 4). “A Secretaria Municipal da Fazenda passou a utilizar em abril o serviço para agilizar a comunicação com o contribuinte. Foram cerca de 11.066 interações, 6.434 pelo chatbot (software capaz de direcionar o cidadão para as informações requeridas via opções de menus digitáveis) e 4.632 via atendimento efetuado por profissionais”, acrescenta.

As outras 11 opções disponíveis no Whatsapp também tiveram uma demanda expressiva. Foram realizadas 13.272 interações, sendo 9.525 via chatboot e 3.747 através do atendimento por profissionais. Conforme o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, apesar do atendimento humano representar apenas 34%, o resultado é satisfatório. “O atendimento via chatboot teve 66% da representatividade na plataforma. Isso significa que o cidadão apenas com direcionamento do chatboot consegue ter a dúvida sanada e a demanda encaminhada. A prefeitura está cada vez mais aproximando o cidadão das plataformas digitais”, destaca.

Canais de atendimento:
Além do atendimento via WhatsApp (51 3433-0156), o cidadão pode entrar em contato com a prefeitura através do telefone 156, o site 156Web, o aplicativo para dispositivos móveis 156+POA e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br.

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

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