Atendimento do 156 recebeu mais de 20,2 mil ligações durante a semana

25/03/2022 12:35

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 18 a 24 de março de 2022. Foram 20.253 contatos recebidos, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 45,89%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede, conta de água e verificação de hidrômetro.

Informações sobre horários e itinerários de transporte coletivo, veículos, apresentação do condutor, infração, recurso de multas e acidentes com vítima também foram demandas significativas (18,93%). A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e testes de Covid-19 (16,70%). ''Além disso, foram solicitadas informações sobre coletas em geral, vistoria urgente, execução urgente, descarte irregular, capina e roçada (9,97%). Também  informações sobre atendimento e maus-tratos a animais, poluição visual, de água, ar e solo (9,13%)”, destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os pedidos de abertura de protocolos para execução de serviços o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, castrações de cães e gatos e denúncia de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta também com profissionais para realizar o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam realizados registros de protocolos e solicitação de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa.

O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: Trânsito e Transporte; Água e Esgoto; Serviços Urbanos e Zeladoria, Impostos e Taxas, Fiscalizações, Serviços de Saúde, Assistência Social (Fasc), Iluminação pública, Procon, Limpeza Urbana (DMLU), Agendamento da Orla, Dengue. São 12 serviços disponíveis.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 18 e 24 de março, a Ouvidoria recebeu 192 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto, fiscalização de obra, de calçada meio ambiente e atividades econômicas; educação e limpeza urbana. 
 
 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça

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