Atendimento 156 recebe 16,3 mil ligações em uma semana

20/01/2023 10:40

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos via 156 durante a semana compreendida entre os dias 13 a 19 de janeiro. O atendimento recebeu 16.340 ligações, a maior parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), com cerca de (34,29%).

Os temas mais solicitados na área do DMAE são vazamento na rede, contas de água (emissão de 2° via e trocas de titularidade), paradas operacionais, verificação de falta de água e verificação de hidrômetro.

O cidadão questionou também a respeito das guias de pagamento (solicitação por e-mail), IPTU/ICL, nota fiscal eletrônica e débito tributário (24,87%). Informações como horários e itinerários, veículos, recursos de multas, apresentação do condutor e obstrução de via (15,85%) registraram demandas significativas. 

"Foram solicitadas informações sobre castrações em animais, maus tratos, atendimento a animais em risco, seguro-desemprego e informações gerais, somando 14,38%", destaca o secretário de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci. O atendimento 156 registrou ainda pedidos sobre unidades de saúde, informação de consultas, locais de vacinação e horários de atendimento (10,61%).

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, revisão de leitura e consumo, além de castrações de cães e gatos.

WhatsApp - A prefeitura, por meio da SMTC, já realizou mais de 87.427 mil atendimentos desde o lançamento do WhatsApp do 156 - (51) 34330156 - em 3 de janeiro de 2022. Deste total, 66,2 mil (75,74%) são referentes ao atendimento via chatboot (robôs que interagem com usuários, automaticamente, usando inteligência artificial para solucionar dúvidas ou fornecer outras informações) e 21,2 mil (24,26 %) ao atendimento realizado por profissionais.

Atualmente, são 16 opções de atendimento: entre elas, trânsito e transporte, água e esgoto, zeladoria: árvores e tapa-buracos, fiscalizações, serviços de saúde e assistência social, para citar algumas.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município (OGM), vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal. De 13 a 19 de janeiro, o órgão recebeu 138 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme a OGM a maior parte diz respeito a serviços de saneamento, serviços urbanos e educação.

Cristiano Vieira

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