Aplicativo oficial da prefeitura #EuFaçoPOA fica mais fácil e ágil

20/03/2021 10:40
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Ferenci observa que nesta nova versão foram priorizadas as demandas mais requisitadas pela população feitas pelo 156

Com o objetivo de possibilitar aos cidadãos de Porto Alegre uma experiência mais fácil e ágil, o aplicativo oficial da prefeitura da Capital #EuFaçoPOA vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com a máxima qualidade. Com celulares Android ou Apple, agora basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais.Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Procempa.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, responsável por coordenar a plataforma, nesta nova versão foram priorizadas as demandas mais requisitadas pela população feitas pelo 156.

“Informações sobre o coronavírus, serviços de saúde e mais de 40 tipos de solicitações de serviços relacionados à zeladoria da cidade, tais como água e esgoto, árvores, limpeza urbana, saúde, mobilidade urbana, praças e iluminação pública foram contempladas, garantindo mais transparência e eficiência na comunicação entre o Executivo e a população”, afirma. 

Georreferenciamento e redes sociais - Ferenci destaca que uma das principais inovações é a inclusão do Posicionamento Geográfico, com mapa para abertura de protocolos de serviços. “Ele localiza automaticamente o endereço, mas permite ajuste e busca textual”, relata. Outra grande novidade é que o cidadão pode ativar seu login no aplicativo via redes sociais. “Foram adicionados Google, Facebook e Twitter para telefones IOS ação Apple, além da manutenção do Gov.BR, que na versão anterior do APP tinha exclusividade ao acesso”, destaca a coordenadora da unidade de relacionamento com a sociedade da SMTC, Adriana Gambino. “A autenticação é necessária somente nas áreas para geração de protocolos de serviços. Nas áreas informativas, como por exemplo, atualizações e informações sobre a Covid-19, não há necessidade”, conclui.

Serviços - O secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, titular de uma das pastas campeãs em número de solicitações pelo App, afirma que a tecnologia é uma grande aliada para atender a sociedade com mais agilidade e eficiência. “Acreditamos que governos digitais são mais transparentes e oferecem melhores serviços. Também contamos com os porto-alegrenses para que todos possam ser zeladores da nossa cidade”, salienta. 

Saúde - Para os serviços de saúde como agendamentos de consultas médicas nas unidades de saúde, internações, exames e procedimentos, a obrigatoriedade da autenticação pelo Gov.BR é mantida uma vez que tratam-se de dados importantes do cidadão, se fazendo necessária a informação do CPF para vinculação com sistema de saúde do SUS. 

Segurança - O APP conta ainda com Detetive Cidadão, onde as pessoas podem denunciar veículos suspeitos de furto e roubo ao enviar uma foto com total sigilo, pois a plataforma não registra o número do remetente, preservando sua identidade e ajudando a combater a criminalidade.

Baixe o aplicativo #EuFaçoPOA. Basta fazer o download nas lojas de aplicativos oficiais em celulares Android ou Apple.

Acesse também o 156Web pela Central do Cidadão, que tem o 156 chat para esclarecimento de dúvidas. Você também pode ligar no telefone 156. 

  

 

Lisie Venegas

Fabiana Kloeckner

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