2° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora reúne mais de 100 pessoas

27/10/2023 15:25
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Evento ocorreu na quinta-feira na Ufrgs

O 2° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora ocorreu na manhã e tarde desta quinta-feira, 26, e reuniu mais de 100 pessoas no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O evento foi promovido pelo Movimento Porto Alegre Cidade Educadora, com apoio da universidade e Pacto Alegre.  

Na abertura, o prefeito Sebastião Melo destacou que a Capital está passando por mudanças. “Porto Alegre está em processo transformador para se consolidar como cidade educadora. É preciso transversalidade entre todas as áreas, principalmente na educação. Temos iniciativas colocadas em prática como Prefeitos de Praça, revitalização de viadutos e bons exemplos de sustentabilidade”, disse Melo.

No painel Oportunidade de aprender ao longo da vida, o público pode conhecer o projeto da Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre e alguns programas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), como o Escola Amiga, Pedestre Idoso e Um Dia de Agente. 

Em seguida, na temática Muitas culturas, muitas aprendizagens, foram abordadas as experiências educadoras relacionadas à população negra: territórios negros, saúde da população negra e o Projeto Meia Lua, que aborda o cuidado com as pessoas que têm a doença falciforme. “Escutar e integrar a população é um dos caminhos de uma cidade educadora”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci.

À tarde, seguindo com a mesma temática, o público pode conhecer as experiências: Trilhas Formativas para Professores Inovadores; Biblioteca POA 250 anos; Fronteiras da Educação - Diálogos com a Geração Z e Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. Finalizando o congresso,  o destaque foi para o tema Promoção de qualidade de vida e sustentabilidade, no qual foram destaques as iniciativas: GerAção POA – Trabalho e Economia Solidária, Coletivo de Mediadoras de Leitura Luísa Marques, Programa Ciclista Seguro; 156+POA: Participação Cidadã; Prefeitos de Praça; Plano de Logística Sustentável e Áreas Verdes na Cidade. 

Estiveram presentes na abertura, o secretário nunicipal da Educação, José Paulo da Rosa; o pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, José Antonio Poli Figueiredo; a professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos, Debora Barauna; e os coordenadores técnicos do movimento Marcos Caetano Corrêa e Maria Eunice Jotz (Pacto Alegre). 
 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes