Vila Planetário começa a receber iluminação de LED

03/11/2020 18:10
Cristine Rochol / PMPA
SMSURB
Instalação é realizada pelas equipes da concessionária IP Sul, vencedora da licitação para a parceria público-privada

A parceria público-privada (PPP) de Iluminação Pública iniciou a instalação das luminárias de LED na Vila Planetário, no bairro Santana, na tarde desta terça-feira, 3. A comunidade receberá 100% de iluminação nova ainda nesta semana, com a substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio. 

A instalação é realizada pelas equipes da concessionária IP Sul, vencedora da licitação para a primeira parceria público-privada (PPP) do Rio Grande do Sul, e que se tornou responsável pelo parque de iluminação de Porto Alegre. A ação irá render taxa de luminosidade 40% superior, o que vai gerar melhor reprodução de cores e maior segurança com vias mais claras. 

A operação da PPP iniciou-se em projeto-piloto desde setembro e já executou a troca de cerca de 2,5 mil pontos de luz na cidade. O serviço já foi finalizado nas avenidas Ipiranga e Assis Brasil, e segue em execução na Cavalhada, Nonoai e Bento Gonçalves. 

Em dois anos, todas as 101 mil lâmpadas de Porto Alegre deverão ser substituídas, em 2,2 mil quilômetro de vias, 645 praças e 55 bens culturais. O projeto prevê uma economia de cerca de 50% anuais para os cofres públicos.

Diego Guichard

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes