Prefeitura estuda projeto de troca de resíduos por alimentos

07/06/2021 17:22
Marcelo Noms/SMSURB PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Comitiva do município esteve em Caxias do Sul para conhecer o Troca Solidária

Uma comitiva da Prefeitura de Porto Alegre esteve no município de Caxias do Sul, nesta segunda-feira, 7, para conhecer projeto que troca frutas e verduras por resíduos recicláveis. O Troca Solidária é um programa que permite o câmbio de 4 quilos de resíduos seletivos por 1 quilo de alimento. São atendidos 24 bairros e loteamentos do município, com o objetivo de estimular a organização e a limpeza nos bairros que enfrentam problemas de vulnerabilidade social.

O titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) , Marcos Felipi, vê o projeto como uma forma de reduzir os custeios do município com descarte irregular e conseguir fazer os materiais chegarem nas unidades de triagem. "Vamos, nos próximos dias, realizar estudos para viabilizar um projeto piloto em Porto Alegre. O objetivo é melhorar a conscientização ambiental, atender os bairros com vulnerabilidade social e fazer com que os materiais, em melhores condições de reciclagem, cheguem às unidades de triagem cadastradas em Porto Alegre." concluiu o titular da pasta.

Participaram da reunião representantes da SMSUrb, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE).

 

Marcelo Noms

Gilmar Martins