Monumentos e prédios históricos recebem iluminação cênica

27/07/2022 09:58

Na noite de terça-feira, 26, as equipes da concessionária IPSul finalizaram a instalação da iluminação cênica dos monumentos da Praça Brigadeiro Sampaio e no Chalé da Praça XV, no Centro de Porto Alegre.

As luzes em destaque de monumentos e prédios históricos fazem parte do plano de modernização da iluminação pública da Capital, previsto na parceria público-privada entre a Prefeitura e a concessionária. Ao todo, 55 monumentos e prédios receberão esse tipo de intervenção e a previsão é que o trabalho siga até o final do ano. Nesta quarta-feira, 27, o serviço será realizado no Museu do Trabalho. 

“Além de dar destaque a pontos históricos e culturais da cidade, as luzes cênicas também auxiliam para que esses espaços fiquem mais seguros. Estamos trabalhando em parceria com a concessionária para que esse trabalho seja duradouro e traga mais vida a diferentes regiões da Capital”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

O plano de modernização, que substitui lâmpadas de vapor de sódio e pela tecnologia LED, mais duradoura e econômica, já está entrando no terceiro marco. Desde o segundo semestre do ano passado até agora, cerca de 77 mil lâmpadas foram substituídas em diferentes bairros da cidade. O Parque Marinha do Brasil também passa pela modernização, com a instalação de luminárias em LED e reforços nas instalações para coibir a ação de criminosos.

Dayanne Rodrigues

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes