Modernização da iluminação pública ultrapassa os 113 mil pontos em Porto Alegre

17/08/2023 18:03

O plano de modernização da iluminação pública em Porto Alegre, resultado da parceria público-privada com a concessionária IPSul, já está com lâmpadas de LED em mais de 113 mil pontos da cidade. 

A expectativa inicial era trocar 103 mil pontos com lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED, mas a meta foi superada. “Ultrapassamos a quantidade prevista. São mais de 10 mil pontos a mais, o que gera um benefício importante para toda a cidade”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O serviço foi dividido em três etapas. A primeira contemplou os bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Na segunda fase, as equipes trabalharam nos bairros mais centrais e a última parte, em andamento, contempla as praças e parques. 

Manutenção - Além da modernização da iluminação pública, a concessionária IPSUL trabalha nos reparos de lâmpadas ou pontos apagados. A média de prazo para efetuar o atendimento está em 12 horas após o pedido realizado no aplicativo 156+POA ou pelos telefones 156 e 0800-0001-740.

Digital - Nas redes sociais da prefeitura e da SMSUrb, a estratégia da equipe de comunicação para mostrar o resultado da modernização foi seguir as tendências da inteligência artificial (IA). Foi usada uma imagem da Estátua do Laçador animada e com voz, também recriada a partir da IA.  

 

Cristiano Antunes

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes