Iluminação pública: solicitação de atendimento pode ser feita por aplicativo

05/01/2021 08:29
Cristine Rochol / PMPA
SMSURB
Ao identificar uma lâmpada apagada, por exemplo, basta o usuário abrir o aplicativo e confirmar a rua onde está o problema

Os moradores de Porto Alegre receberam um canal de comunicação novo para tratar dúvidas sobre iluminação pública e solicitar atendimento. A prefeitura e a concessionária IP Sul lançaram o aplicativo Ilumina Poa, disponível para smartphones e tablets. 

Ao identificar uma lâmpada apagada, por exemplo, basta o usuário abrir o aplicativo e confirmar a rua onde está o problema. Assim, a concessionária será notificada para que providencie atendimento.

A operação da Parceria Público- Privada (PPP) de Iluminação Pública começou em setembro. Desde então, já foram trocadas luminárias em quase três mil pontos. A tecnologia conta com luminosidade 40% superior, melhor reprodução de cor e maior durabilidade. A iniciativa vai modernizar 100% do parque de iluminação pública da Capital nos próximos dois anos. Com o novo sistema, haverá uma economia anual para os cofres públicos estimada em cerca de 50%. 

Além do aplicativo Ilumina Poa, disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS, os moradores também podem solicitar atendimento por meio dos seguintes canais:

- 0800 000 1740, com ligação gratuita.
- Número 156 (opção 8), que redireciona a ligação ao atendimento da concessionária.
- 156Web – Conecta Cidadão, disponível no site da Central do Cidadão, no portal da Prefeitura. Ao clicar na opção “iluminação pública”, o usuário é direcionado ao site Cidade Iluminada, mantido pela concessionária IP Sul.
- Site de serviço da concessionária IP Sul: ipsulpoa.cidadeiluminada.com.br

 

Diego Guichard

Taís Dimer Dihl

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