Iluminação do Parque Marinha passa por nova revitalização

20/04/2022 08:57
SMSURB/Divulgação PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Postes terão reforço para evitar que sejam depredados e derrubados

A Secretaria Municipal de Serviço Urbanos (Smsurb) e a concessionária IPSUL deram início à segunda etapa de modernização da iluminação do Parque Marinha do Brasil. As novas instalações já contam com dispositivos para dificultar a ação de criminosos que terão como foco os cabos de iluminação. Além disso, a concessionária prevê o reforço dos postes para evitar que sejam depredados e derrubados. Os serviços iniciaram-se na segunda-feira, 18, e deverão ser concluídos na primeira quinzena de maio. 

Esta segunda etapa de revitalização da iluminação do Marinha vai contemplar a área sul do parque, com a instalação de cerca de 250 lâmpadas de LED, além da instalação de 78 novos postes de quatro metros e dois postes de 12 metros de altura. A modernização ainda terá cerca de 2,6 mil metros de rede subterrânea.

Parte da modernização da iluminação do parque já ocorreu numa primeira etapa, entre agosto do ano passado a março deste ano, nas áreas sudeste e oeste. Foram recuperados 22 postes de quatro metros, 43 postes de seis metros, 25 postes de oito metros, dez postes de dez metros, dois postes de 12 metros, além de 190 luminárias. A recuperação da iluminação pública é uma das formas de garantir mais segurança a quem frequenta o parque no fim do dia.

“O serviço tem sido realizado em etapas para que se consiga contemplar todas as áreas do Marinha. O objetivo é que a iluminação no interior do parque torne esse espaço mais seguro e para que atraia visitantes em todas as horas do dia. Para isso estamos investindo em soluções que dificultem a ação de vândalos e as melhorias sejam mais duradouras”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

A prefeitura reforça o alerta para que, em caso de luzes apagadas, os contribuintes podem pedir o conserto pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156. Todas as equipes que fazem a manutenção estão devidamente uniformizadas e identificadas. E caso presencie alguma situação suspeita de furto de fiação ou poste, acione a Guarda Municipal pelo telefone 156. 

Dayanne Rodrigues

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes