Furto de fios prejudica iluminação pública em cerca de 40 postes da Zona Sul

26/08/2025 09:27

A Prefeitura de Porto Alegre registra aumento expressivo nos furtos de cabos de iluminação pública em 2025. Somente na última semana, criminosos levaram a fiação interna de 38 postes na Zona Sul da Capital: 16 na avenida Cavalhada, quatro na Eduardo Prado e 18 portes na avenida Adão Juvenal de Souza, em uma contagem preliminar.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) acompanha de perto os prejuízos e realizou vistoria na avenida Cavalhada na noite desta segunda-feira, 25, com a presença do secretário Vitorino Baseggio e do diretor da concessionária IPSul, Raimundo Dantas. As equipes estão religando os postes, em um serviço que deve se estender até a próxima semana.

Segundo dados da SMSUrb, 2 mil metros de fios foram furtados em Porto Alegre até julho. Em 2024, o total foi de 3,4 mil metros, gerando um prejuízo acumulado de R$ 255 mil desde 2021.

“Esse tipo de crime, além de trazer prejuízo aos cofres públicos, compromete a segurança da população, pois ruas mal iluminadas favorecem a violência urbana”, alertou o secretário Vitorino Baseggio.

De acordo com levantamento da Guarda Civil Municipal, nos primeiros sete meses do ano, foram contabilizadas 118 ocorrências, número que já supera em 68% o total registrado em todo 2024, quando houve 70 casos.

Além das ruas e avenidas, parques e praças também têm sido alvos frequentes. No Parque Farroupilha, por exemplo, apenas em 2025 já houve sete furtos de cabos na estação de energia próxima à avenida Setembrina, deixando trechos do parque sem iluminação em várias ocasiões.

Punições - A nova Lei 15.181 aumentou as penas para furto, roubo e receptação de cabos e equipamentos de serviços essenciais, como energia, telefonia e internet. A pena para furto passou de um a quatro anos para dois a oito anos de prisão. Em casos de roubo, que já previa pena entre quatro e dez anos, agora há agravante de até metade da pena, podendo chegar a 15 anos se envolver infraestrutura crítica. A receptação também teve punição dobrada.

Denúncias - A prefeitura reforça a importância das denúncias para coibir os crimes. A população pode informar ocorrências pelo telefone 156 (Central do Cidadão).

  

 

Daniela Siqueira

Cristiano Vieira