Prefeitura segue mobilizada para atender moradores da Região das Ilhas

08/09/2023 09:58

Os serviços da prefeitura estão concentrados, desde terça-feira, 5, para minimizar e agir preventivamente na Região das Ilhas, área mais atingida pela elevação do nível do Guaíba. Durante a noite de quarta-feira, 6, Defesa Civil e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) montaram abrigo temporário na Escola Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros, para acolher as famílias que necessitassem de auxílio.

O local tem capacidade para atender 50 pessoas. Na quinta-feira, 15 pessoas foram acolhidas: sete adultos, seis crianças e dois adolescentes. Uma senhora que chegou com suspeita de tuberculose foi encaminhada para o Pronto Atendimento da Cruzeiro e teve diagnóstico negativo.

“Das 142 áreas de risco existentes em Porto Alegre, 14 estão no bairro Arquipélago com tipologia de inundação. Diante do cenário meteorológico dos últimos dias e das consequências na localidade, os órgãos municipais passaram a atuar com prioridade na regiãoâ€, explica o coordenador da Defesa Civil municipal, Evaldo Rodrigues.

Um posto avançado de Comando da Defesa Civil Municipal, assistentes da Fasc, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Gabinete da Primeira-Dama, além da Guarda Municipal e Brigada Militar estão na escola para dar suporte às famílias que precisam. Os órgãos que integram a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) participam da ação quando solicitados.

Tempo - O alerta permanece até sábado, 9. O nível do Guaíba na manhã desta sexta-feira, 8, está estável, marcando 2,41 metros no Cais Mauá e 1,96 metros na régua manual da Ilha da Pintada. O prognóstico para os próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de chuva sobre Porto Alegre até o final de semana. As temperaturas mínimas são de 12 graus e as máximas podem chegar a 24 graus.

Leia mais:
Saiba como fazer doações para famílias atingidas pela enchente no Estado
Prefeito vistoria a Região das Ilhas
Prefeitura resgata 30 animais de moradias atingidas pela enchente na Região das Ilhas
Prefeitura mobiliza equipes para auxiliar moradores em caso de inundações
Defesa Civil alerta para possíveis inundações em regiões ribeirinhas da Capital

Bárbara Barbieri

Cristiano Vieira