Pichadores são detidos pela Guarda Municipal no Trecho 3 da Orla

06/03/2023 09:58

Dois pichadores foram detidos pela Guarda Municipal no Trecho 3 da Orla do Guaíba na madrugada desta segunda-feira, 6. A dupla - composta por um homem de 22 anos e uma adolescente - foi flagrada pelo sistema de monitoramento da prefeitura. Nas imagens, eles aparecem usando pincéis atômicos para vandalizar a pista de skate.

Acionada, a guarnição que estava de plantão no posto avançado da Guarda Municipal realizou a abordagem dos suspeitos. O adulto foi encaminhado à 2° Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da Capital, enquanto a menor foi conduzida à Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca) da Polícia Civil.

“A proteção do patrimônio público é uma das prioridades da gestão, e os investimentos feitos neste âmbito possibilitam ações como esta. O objetivo é propiciar condições cada vez melhores para qualificar a atuação dos agentes da Guarda Municipalâ€, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

A rede de videomonitoramento da Orla é composta por 74 câmeras de segurança. “Este é mais um exemplo da importância do uso da tecnologia a favor da segurança pública. A integração entre as forças é muito importante, mas são os recursos de imagem que dão sustentação às açõesâ€, ressalta o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Lei Antivandalismo - Nos cinco anos desde a sanção da Lei Complementar 832/2018, que deu autonomia para que a Guarda Municipal passasse a aplicar autos de infração nas ruas de Porto Alegre, foram feitas 1.660 ocorrências. Dessas, 334 correspondem a infrações por dano ao patrimônio público - com destaque para as pichações, que somam 52 casos.

O número de flagrantes do tipo está em alta desde 2019, quando foram autuados cinco indivíduos. Este número subiu para 10 em 2020, 18 em 2021 e oscilou para 15 em 2022. Até o momento, foram aplicados cinco autos por pichação neste ano.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil