Operação interdita ferro-velho após localizar tampas de contêineres de lixo e outros itens irregulares

18/08/2023 13:42

Um ferro-velho localizado no bairro Floresta foi interditado na manhã desta sexta-feira, 18, após ser flagrado comercializando itens irregulares. Os fiscais municipais apreenderam no imóvel mais de 30 tampas de contêineres de lixo pertencentes ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e estruturas de alumínio de uma operadora de telefonia.

Conforme a Lei Municipal 12/1975, a autuação pode acarretar multa de cinco mil Unidades Financeiras Municipais (UFMs). O responsável pelo ferro-velho, que também responderá pela falta de alvará de funcionamento do imóvel, tem 30 dias para recorrer das sanções.

“Os itens irregulares, que possivelmente foram furtados do mobiliário urbano da Capital, estavam escondidos no estabelecimento - que, na fachada, se apresentava como um bar. O rigor da inspeção dos fiscais mobilizados na operação foi fundamental para esta descoberta”, afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.

A ofensiva percorreu, ao todo, seis ferros-velhos. Além dos servidores da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), participaram da força-tarefa agentes da Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e das concessionárias de energia elétrica e sinal de telefonia.

Operação Ferros-Velhos - Criada em 2022 para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação, principalmente de fios. No primeiro semestre deste ano, contribuiu para a interdição de 21 estabelecimentos e autuou outros 36 imóveis. As ações efetuaram 18 prisões, incluindo dois foragidos da Justiça.

Denúncias - A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança e fiscalização, informando ações suspeitas por meio dos telefones 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes