Workshop aborda importância da segurança e medicina do trabalho

26/09/2018 14:08
Rodrigo Pereira/Divulgação PMPA
SAÚDE
Evento começou na manhã desta quarta, no auditório do Hospital Mãe de Deus

Debater sobre dados expostos de acidentes nos ambientes de trabalho e buscar formas para prevenir e diminuir esses números foi o foco do 5º Workshop do Fórum de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de Porto Alegre. Destinado a profissionais ligados ao SESMT, pronto atendimentos, emergências e clínicas da Capital, o evento começou na manhã desta quarta-feira, 26, no auditório do Hospital Mãe de Deus.
        
O coordenador-geral de Vigilância em Saúde, Anderson Lima, e a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Regional Porto Alegre (Cerest Poa), Fabiana Hermes, representaram a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no evento. Lima integrou a mesa de abertura e fez breves apontamentos acerca da relevância do evento e da segurança do trabalhador. “Sem os devidos cuidados e precauções relacionados à segurança, o trabalhador pode envolver-se em um acidente e se tornar paciente em instantes. Evitar que esses acidentes aconteçam é um dos focos deste encontro”, ressaltou.
        
Já a coordenadora do Cerest Poa abordou os dados sobre acidentes nos ambientes de trabalho, esclarecendo dúvidas a respeito do preenchimento de formulários de notificação e protocolo de atendimento em acidente com material biológico. Segundo Fabiana, o objetivo do registro das informações de saúde do trabalhador serve para definir prioridades de intervenção, ajudar no diagnóstico dinâmico de ocorrência de um evento na população em uma determinada área, formular políticas públicas e auxiliar no planejamento da saúde. 

Ela comenta também que não só profissionais da saúde estão sujeitos a acidentes com material biológico. “Pode acontecer, por exemplo, de um gari sofrer esse tipo de acidente por conta do descarte inadequado de material biológico, sendo perfurado por uma agulha contaminada. Por isso é importante essa troca de experiências entre os serviços”, lembra.

Na programação da tarde, estão previstos debates a respeito do sistema de informação em saúde do trabalhador, além de mesa redonda sobre acidentes de trabalho no contexto dos serviços de saúde, com a participação de profissionais do município e convidados. O encerramento está previsto para as 17h.  

 

Andrea Brasil