Vigilância em Saúde suspende captação e envase de marca de água mineral

14/07/2023 17:32

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe de Vigilância de Alimentos da Vigilância em Saúde, suspendeu na quarta-feira, 12, os processos de captação e envase de água da marca Fontes de Belém. A medida ocorreu devido a resultado insatisfatório apresentado no Laudo de Análise do Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos. 

As amostras analisadas são do lote Dia 25, com fabricação em 25 de maio de 2023 e validade até 9 de julho de 2023. O resultado apresentou desacordo com os padrões legais vigentes em relação a coliformes totais, micro-organismo Pseudomonas aeruginosa e matérias-estranhas (fragmentos de inseto, fragmentos plásticos, fragmentos de tecido vegetal e partículas amorfas), constituindo risco iminente à saúde pública. 

A empresa foi notificada e informada sobre a suspensão ainda na quarta-feira, quando obteve prazo de 24 horas para apresentação de resultado satisfatório de qualidade de lotes já distribuídos ao comércio. “Como a empresa não atestou a qualidade para consumo humano da água já distribuída, de acordo com controle de qualidade documentado, deverá providenciar o recolhimento destes com comprovação documentada à Vigilância em Saúde”, frisa a chefe da EVA, Nayara Poleto.

Para retomar a captação e o envase, o responsável deverá adotar medidas corretivas como higienização de equipamentos e instalações, desinsetização realizada por empresa especializada e legalizada em órgãos sanitários na área de envase, proteção eficiente contra acesso de vetores na área de envase, higienização e manutenção da canalização de condução da água da captação, entre outras medidas necessárias. Também será preciso apresentar laudos satisfatórios para qualidade da água e somente após vistoria da EVA a liberação de funcionamento poderá ser efetivada.

A chefe da equipe destaca que, em caso de aquisição de água da marca Fontes de Belém, o consumidor deverá informar a prefeitura, pelo serviço 156.

 

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes