Vigilância em Saúde capacita agentes e técnicos para uso de câmeras corporais
A Vigilância em Saúde de Porto Alegre está em processo de capacitação para o uso de câmeras corporais durante ações em estabelecimentos. A iniciativa tem como objetivo qualificar as ações e fornecer subsÃdios para gestão dos processos.
Neste momento, serão utilizados 20 equipamentos cedidos pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), adaptados para a rotina dos trabalhadores da vigilância. Mais de 100 profissionais, entre agentes e técnicos, estão sendo capacitados em oficinas que incluem orientações sobre o poder de polÃcia administrativa, protocolos de gravação e estudos sobre armazenamento de dados.
A definição sobre o armazenamento das imagens é uma das etapas mais complexas do processo e está em fase de construção. Nesta semana, uma reunião entre a Vigilância e a Guarda Civil Metropolitana trata da organização desse fluxo.
O uso das câmeras seguirá procedimentos operacionais adaptados dos já aplicados pela Guarda, até que a Vigilância finalize a elaboração de sua própria instrução normativa. Paralelamente, segue em andamento a licitação para aquisição de 28 novas câmeras e quatro estações de armazenamento, com entrega prevista após a conclusão do processo.
Â
Gilmar Martins
