Vigilância captura dez escorpiões amarelos em ação noturna

28/09/2022 10:26
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Centro Histórico concentra o maior número de ocorrências de visualização do animal na cidade

Dez escorpiões amarelos foram capturados pela Diretoria de Vigilância em Saúde em ação noturna realizada no Centro Histórico na terça-feira, 27. Os animais estavam em caixas de telefone na região da Praça Dom Feliciano. Outros dois escorpiões amarelos foram visualizados mas não capturados e outros dois foram encontrados mortos.

O bairro é o que concentra o maior número de ocorrências de visualização do animal na cidade. Neste ano, foram visualizados e/ou capturados no Centro 220 escorpiões amarelos. Outros 92 foram visualizados no bairro Mário Quintana, dois no Anchieta, dois no Passo D’Areia e dois no Menino Deus. No Centro aconteceu o único acidente (picada) com escorpião amarelo registrado em Porto Alegre em 2022.

Para evitar a aproximação dos escorpiões, a recomendação é que o arredor da moradia seja limpo, grama aparada e eliminação de entulho ou lixo. Na residência, devem ser vedadas soleiras das portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, e instaladas telas nas portas, janelas e nos ralos de banheiros e cozinha (ou ralo abre-fecha), a fim de evitar a entrada dos animais.

Acidentes com escorpião amarelo são caracterizados por dor local, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, a sintomatologia é mais severa, podendo incluir alterações cardíacas, tremores, entre outros. Acidentes graves são tratados com soro específico em ambiente hospitalar. A referência em Porto Alegre é o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e a recomendação é de diante de uma ocorrência transportar a vítima o mais rápido possível ao serviço.

 

 

 

  

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil