Vigilância Ambiental terá estande na Feira do Livro de Porto Alegre
Os projetos e ações desenvolvidos pela Unidade de Vigilância Ambiental (UVA) da Secretaria Municipal de Saúde serão apresentados à população em estande na rua dos Andradas durante a Feira do Livro, que começa nesta sexta-feira, 31, e prossegue até 16 de novembro. Profissionais que atuam nas equipes e núcleos do órgão irão se revezar durante o horário de funcionamento do evento, todos os dias.
O público visitante poderá receber orientações sobre prevenção a acidentes com escorpião amarelo e morcegos com suspeita de raiva, formas de prevenir a leptospirose e leishmanioses visceral canina e humana, além de ter contato com as ferramentas de monitoramento do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, entre outras doenças. Também haverá demonstração de testes e análise da qualidade da águas. “Queremos estar presentes para orientar desde as crianças até a população idosa, que são os públicos mais vulneráveis para doenças ou acidentes com animais peçonhentos”, enfatiza o chefe da UVA, Alexandre CompanhoniCompanhoni.
Aedes aegypti - A atividade na Feira do Livro será uma oportunidade para a população se familiarizar com as novas tecnologias de monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti. “Levaremos para o estande unidades de armadilhas que permitem o monitoramento em todas as fases de vida do inseto, desde ovo (armadilha ovitrampa), até o mosquito adulto (mosquitrap), passando pelas estações disseminadoras de larvicidas (estágio de larva do mosquito)”, diz o chefe da Unidade de Vigilância Ambiental.
A intenção da Diretoria de Vigilância em Saúde é estar junto da comunidade ampliando a divulgação de temas importantes para a promoção da saúde e prevenção a riscos de acidentes e doenças.
Andrea Brasil