Unidades de saúde fazem mais de 500 consultas no fim de semana

01/08/2023 14:40

Equipes das unidades de saúde abertas no último final de semana realizaram 317 consultas médicas e 219 de enfermagem nos dois dias de atendimento, 29 e 30. Foram aplicadas 213 doses de vacinas, das quais 107 contra a gripe (Influenza) e 106 para imunização de Covid-19, com a entrega de 514 medicamentos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nos últimos finais de semana, observou-se redução na procura por vacinação, o que pode estar relacionado com um inverno de temperaturas amenas. “A variação de temperatura, com noites mais frias e dias amenos, também pode ocasionar quadros com sintomas respiratórios, por isso a importância da vacinação, especialmente para públicos prioritários, como idosos, crianças e gestantes”, destaca a diretora de Atenção Primária, Vânia Frantz.

Nove unidades de saúde atenderam a população da Capital no sábado, 29 (São Carlos, Bom Jesus, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, Santa Marta, Barão de Bagé, Parque dos Maias, Costa e Silva e Nossa Senhora Aparecida) e três no domingo, 30 (São Carlos, José Mauro Ceratti Lopes e Moab Caldas). Além disso, a Unidade de Saúde Modelo permaneceu aberta exclusivamente para vacinação.

A abertura de postos aos finais de semana integra as ações da prefeitura para a Operação Inverno. A ideia é ampliar o acesso, especialmente para pessoas com sintomas respiratórios e para quem ainda não recebeu doses de vacinas recomendadas, reduzindo a pressão sobre serviços de urgência e emergência.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes