Unidade de saúde usa "pílulas de afeto" em atividade do Setembro Amarelo

17/09/2021 14:51
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Mensagens de otimismo e confiança foram colocadas em cápsulas, como se fossem remédios

E se pudéssemos distribuir afeto em pílulas? Foi essa a ideia da atividade proposta na Unidade de Saúde Mato Sampaio, no bairro Bom Jesus, motivada pelo Setembro Amarelo. Mensagens de otimismo e confiança foram colocadas em cápsulas, como se fossem remédios, e reunidas em um pequeno vidro. Durante a ação, realizada na sala de espera, os participantes retiravam os recados e podiam conversar sobre o tema ou apenas refletir. (fotos)

“Também criamos um painel no qual as pessoas podiam jogar os medos na caixa do lixo”, conta a auxiliar em saúde bucal Jacqueline Trajano, responsável pela atividade. Com ações lúdicas, ela falou de um assunto sério que motiva reflexões e atitudes de prevenção e conscientização. A cada ano, cerca de 1 milhão de pessoas se suicidam no mundo todo. No Brasil, o número anual é de aproximadamente 12 mil óbitos.

Durante a conversa, Jacqueline falou de assuntos como depressão, crises de ansiedade e saúde mental, destacando a importância do apoio emocional. “Amigos e familiares podem dar um suporte emocional importante, sem esquecer o papel dos serviços de saúde, essenciais em casos mais difíceis”, comenta.

Trabalho conjunto - No Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015. O projeto é um trabalho conjunto do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Na Capital, pessoas em sofrimento que precisarem de auxílio podem procurar uma unidade de saúde próxima a sua residência ou um dos plantões de saúde mental do Município. Durante o mês, equipes das unidades de saúde promovem ações específicas sobre o tema nas salas de espera e em conversas com pacientes. Confira a lista de postos de saúde

Atendimento de urgência e emergência em saúde mental 24 horas:
Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul - rua Professor Manoel Lobato, 151.
Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI - rua Três de Abril, 90 - Passo d'Areia. 

Outras informações podem ser obtidas no site da prefeitura
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes