Seminário marca comemoração de 20 anos do Primeira Infância Melhor em Porto Alegre

06/05/2025 16:00
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Abertura teve a participação de autoridades envolvidas com as políticas públicas do programa

Para marcar os 20 anos de atuação do Primeira Infância Melhor – Porto Infância Alegre (PIM-PIÁ), a prefeitura realizou seminário nesta terça-feira, 6, no auditório da Farsul. Pela manhã, a programação contou com momento de homenagem a quem ajudou na construção dos 20 anos do programa, histórico e panorama do PIM no município e no Estado, intervenção cultural com o projeto Garotas de Vermelho, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, e apresentação de boas práticas dos visitadores.

Na abertura, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, anunciou ampliação da carga horária para os visitadores. De 20, passará para 40 horas semanais, num total de 14 contratações. “São 24 serviços de referência para atendimento das comunidades, e com a ampliação da carga horária devemos chegar a 8,7 mil visitas, apenas neste ano. Tenho certeza de que os indicadores irão mostrar o quanto isso vai impactar diretamente no cuidado das pessoas”, afirmou Ritter.

Também participaram da abertura a diretora-adjunta do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde do Estado, Carolina de Vasconcellos Drugg, os secretários municipais de Educação, Leonardo Pascoal, da Cultura, Liliana Cardoso, da Fundação de Assistência Social e Cidadania, Matheus Xavier, a diretora de Atenção Primária à Saúde em exercício da Secretaria Municipal de Saúde, Eveline Rodrigues, a coordenadora do Núcleo PIM PIÁ do Estado, Marília Bianchini, e a responsável pela Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente e coordenadora do programa na Capital, Sonia Silvestrin.

“Ações de fortalecimento do desenvolvimento infantil são fundamentais para a primeira infância, uma vez que oportunizam às crianças a possibilidade de desenvolver habilidades que repercutem em toda sua trajetória até a vida adulta”, disse Sonia Silvestrin. “A ação prioritária do PIM é fomentar essas ações, por meio dos cuidadores, ofertando ferramentas de estímulo e qualificando os vínculos, fundamentais ao pleno desenvolvimento”, completou.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Evento homenageou aquelas que ajudaram na construção do programa em Porto Alegre

As palestras abordaram temas como o desenvolvimento infantil e o brincar como direitos fundamentais, a parentalidade como estratégia de qualificação do vínculo familiar e a transversalidade da Atenção Primária na Primeira Infância a partir do recorte renda, raça/cor, gênero/sexualidade e educação antirracista. O seminário estava previsto para ocorrer em 2024, mas foi adiado em decorrência da enchente.

Visitas domiciliares - Política pública pioneira no Brasil, o programa foi criado em 2003, tornando-se Lei Estadual nº 12.544 em julho de 2006. Com visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, a ação pretende fortalecer as competências para educar e cuidar das crianças. É desenvolvido pelos municípios, numa parceria entre os governos municipal e estadual. Em Porto Alegre, é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, com a participação das secretarias de Educação, da Cultura e de Assistência Social.

Territórios atendidos - Unidades de saúde Bom Jesus, Laranjeiras, Timbaúva, Wenceslau Fontoura, Mapa, Recreio da Divisa, Panorama, Nossa Senhora das Graças, Cristal, Santa Tereza, Divisa, Cruzeiro do Sul, Primeiro de Maio, Restinga, Quinta Unidade, Chapéu do Sol, Ramos, Farrapos, Diretor Pestana, Mário Quintana, Fradique Vizeu, Lami, CF Álvaro Difini e CF Mauro Ceratti Lopes, totalizando 24 locais.

 

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins