Semana de Saúde Bucal estimula cuidados para prevenção de doenças

19/10/2020 14:41
Cristine Rochol/PMPA
saúde bucal
Atividades também promovem qualificação de profissionais da rede de saúde bucal do Município

A programação da 19ª Semana Estadual de Saúde Bucal e 10ª Semana Municipal de Saúde Bucal começa nesta segunda-feira, 19, e vai até sexta, 23, com encontros, debates e campanhas educativas. A ideia é orientar e prevenir as doenças bucais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com outros órgãos e entidades da Odontologia, realizará uma série de atividades para promover a qualificação dos profissionais atuantes na rede de saúde bucal do Município.

De acordo com a assessora técnica do Núcleo de Saúde Bucal da SMS, Liese Ilha, promover a saúde bucal e incentivar a adoção dos cuidados com a boca é fundamental. Ela ressalta que um adequado controle de higiene, uma dieta equilibrada e a procura de atendimento profissional periodicamente evitam a maioria dos problemas de saúde bucal.

Em função das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, o evento será totalmente em formato virtual, acessível a qualquer profissional. A programação foi organizada pela SMS, Secretaria Estadual de Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com apoio do Conselho Regional de Odontologia e do Comitê de Entidades de Classe da Odontologia.

Confira a programação:

19 de outubro - 15h

Previne Brasil: Indicador de Desempenho de Atendimento Odontológico à Gestante

Palestrante: Priscila Helena Soares - Cirurgiã dentista, especialista em Saúde - Coordenação Estadual de Atenção Básica/DAS/SES-RS

Abordagem Integral em Saúde Bucal da Gestante e da Puérpera

Palestrantes:

Joice König  - Especialista em Odontopediatria, especialista em Saúde Coletiva e da Família, coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município de Gravataí.

Ronald Halla Júnior - Especialista e Mestre em Periodontia pela Ulbra, doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Ufrgs, professor associado do Curso de Especialização em Periodontia-ABO-RS.

Site: bit.ly/SaúdeBucalGestanteePuérpera

20 de outubro - 13h

Trajetória Profissional do Dentista Negro e a Pauta Antirracista na Odontologia - Programação Integrante da 52ª Semana Acadêmica de Odontologia da Ufrgs

Palestrantes: Cirurgiã dentista Andreia Marcolino, cirurgião dentista Jonas César Rocha, professor e doutor Mateus Neves e professora e doutora Luciane Gean.

Site: https://doity.com.br/52-semac-ufrg (necessária inscrição prévia)

21 de outubro - 13h

Remoção Seletiva de Tecido Cariado - Evidências para Uso na Prática Clínica

Palestrante: professora e doutora Juliana Jobim, mestre em Clínica Odontológica (Cariologia - Ufrgs), doutora em Clínica Odontológica (Cariologia e Dentística - Ufrgs) e professora da Faculdade de Odontologia da Ufrgs.

Técnicas de Intervenção Mínima - ART/TRMI, Relato de Experiência na Rede SUS/BH

Palestrante: Cirurgiã dentista Camila Mundim Palhares, especialista em Saúde Pública (UFMG), especialista em Odontologia Legal (UFJF), mestranda em Saúde Pública (UFMG) e coordenadora técnica de Saúde Bucal na prefeitura de Belo Horizonte (MG).

Site: youtube/saudepoa

22 de outubro - 9h30

Organização da Rede de Saúde Bucal de Porto Alegre

Palestrante: Cirurgiã dentista Liese Ilha, especialista em Saúde Bucal Coletiva (RIS- Atenção Básica/ESP-RS), mestre em Odontologia (Saúde Bucal Coletiva - Ufrgs), assessora técnica da Diretoria-Geral de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - Núcleo de Saúde Bucal.

Biossegurança em Odontologia

Palestrante: Cirurgiã dentista Catia Rubinstein Selistre, mestre em Materiais Dentários pela Ufrgs especialista em Prótese Dental pela Ulbra-RS, sanitarista pela Escola de Saúde Pública do RS. Atualmente, exerce atividade no CEO Santa Marta, na especialidade de Periodontia.

Site: youtube.com/saudepoa

23 de outubro - 15h

Autocuidado e Resiliência em Tempos de Crise

Palestrantes:

Ana Paula Ferreira dos Santos Souza, psicóloga (Ufrgs) e sanitarista (ESP-RS/Fiocruz), responsável pelo Setor de Saúde Ocupacional do Grupo CEEE.

Tatiana de Nardi, psicóloga (Ufrgs), terapeuta cognitivo-comportamental, mestre e doutora (PUCRS), professora universitária e servidora do município de Porto Alegre.

Site: youtube.com/saudepoa 

 

  

 

Isadora Goulart (estagiária), com supervisão de Vanessa Conte

Rui Felten