Saúde leva exames bucais ao bairro Rubem Berta nesta sexta

26/05/2023 08:52
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Pessoas devem ficar atentas a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) leva exames bucais ao bairro Rubem Berta nesta sexta-feira, 26. A ideia é identificar alterações que possam estar relacionadas ao câncer de boca. O atendimento ocorre das 9h às 16h, na estrada Martin Félix Berta, 2727, no estacionamento do supermercado Brunetto. A iniciativa faz parte da campanha Maio Vermelho, de conscientização para prevenção da doença e importância do diagnóstico precoce.

Neste mês, as equipes de saúde bucal da rede municipal intensificam a avaliação dos pacientes nas unidades, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura. Entre os cuidados estão não fumar, reduzir o uso de bebidas alcoólicas e usar proteção quando houver exposição solar.

As pessoas devem ficar atentas a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar estágio inicial da doença. Nesses casos, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o diagnóstico das lesões.

Também é possível acessar um dos 16 locais com atendimento estendido, das 18h às 22h: CF Álvaro Difini, CF Belém Novo, CF Campo da Tuca, CF Diretor Pestana, CF IAPI, CF José Mauro Ceratti Lopes, CF Moab Caldas, CF Modelo, CF Morro Santana, CF Navegantes, CF Primeiro de Maio, CF Santa Marta, US Chácara da Fumaça, US Ramos, US São Carlos e CF Tristeza.

Campanha - O projeto Maio Vermelho é um conjunto de ações de conscientização para prevenção do câncer de boca. A campanha é alusiva ao dia 31 de maio, instituído pela Lei Estadual 12.535/06 como Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco. Para os profissionais de saúde é uma oportunidade de ampliar as discussões voltadas a uma série de cuidados do paciente, desde a prevenção até o suporte odontológico durante o tratamento oncológico.

Veja os endereços na lista de postos de saúde.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes