Saúde lança boletim de vigilância de vírus respiratórios

13/06/2023 11:39

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou o primeiro boletim unificado sobre vigilância de vírus respiratórios de Porto Alegre. O novo boletim epidemiológico terá periodicidade quinzenal durante a Operação Inverno e busca monitorar a circulação e as diferentes cepas de vírus respiratórios na Capital. A publicação substitui o Boletim Covid-19, lançado durante a pandemia da Covid-19, em 2020, que foi divulgado até maio deste ano.

Com a iniciativa também será possível acompanhar a morbidade e mortalidades associadas a doenças respiratórias, fornecer subsídios para campanhas de vacinação, traçar perfil de risco e prevalência na população, detectar novos subtipos, fornecer estratégia de contenção e resposta rápida e disseminar informações epidemiológicas fidedignas.

Perfil - Até 3 de junho, notificados 725 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) entre residentes de Porto Alegre, com confirmação de 57 óbitos (37 por Covid-19, quatro por influenza, 15 por Srag não especificada e uma Srag por outro vírus. A maior ocorrência foi registrada nos extremos de idade - crianças menores de 4 anos e os idosos acima de 70 anos. Estes grupos etários concentram os maiores números de internações. Entre as crianças, todos os vírus apresentam circulação, com  predomínio do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Entre idosos, o mais frequente é o coronavírus. Neste ano, o aumento das internações por Srag começou no final de março, antes do período considerado habitual, que são os meses mais frios. 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil