Saúde facilita localização de medicamentos disponíveis na Capital

18/07/2023 14:45

Em Porto Alegre, é fácil e prático saber onde estão os medicamentos que os usuários do Sistema Único de Saúde necessitam. A prefeitura oferece um serviço on-line que possibilita consultar os estoques e a localização das medicações disponíveis na Capital. Além disso, a disponibilidade também pode ser verificada através do aplicativo para celular 156+POA.

Para realizar a consulta, basta acessar o site "Onde Está Seu Medicamento", inserir o nome genérico da medicação e o sistema apresentará opções de preenchimento assim que as primeiras letras forem digitadas. Ao selecionar corretamente o nome do medicamento, a plataforma fornecerá informações detalhadas sobre os estoques disponíveis na Capital.

Os dados são atualizados em tempo real, garantindo informações sobre a disponibilidade. No entanto, em algumas situações, pode haver indisponibilidade para retirada de alguns itens, mesmo constando na pesquisa. Isso pode ocorrer devido a estoque baixo ou quantidade reduzida. Outra possibilidade é a existência de pequenas diferenças nas quantidades.

As unidades de saúde são responsáveis por entregar medicamentos que requerem apenas receita simples. Entre eles, estão anticoncepcionais, medicamentos para dor, alergia, pressão alta, diabetes e para o coração. Já os medicamentos que exigem receita especial, controlada ou antibióticos são entregues somente nas Farmácias Distritais.

Para retirar os medicamentos, é necessário possuir:

-Cartão SUS

-Receita original carimbada ou receita eletrônica que permita validação da assinatura digital e dentro do prazo de validade.

-Cópia da receita.

-Documento de identificação oficial com foto (para retirar medicamentos para terceiros é necessário o documento do paciente em caso de medicamentos básicos e para medicamentos controlados o documento do paciente e de quem irá retirar)

 

Henrique Moreira (estagiário) / Supervisão: Carolina Zeni

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes