Saúde e Delegacia do Consumidor vistoriam estabelecimentos na Zona Sul

03/08/2022 12:36

Denúncias por meio do serviço 156 levaram uma equipe composta por profissionais da Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde (EVA/SMS) e da Delegacia do Consumidor (Decon) aos bairros Restinga e Campo Novo na terça-feira, 2, quando dois estabelecimentos foram vistoriados. 

No primeiro local, foi encontrada uma indústria clandestina de produção de bifes para hambúrguer, produção a ser comercializada para lancherias. As condições sanitárias observadas foram satisfatórias, mas o responsável foi notificado para encaminhar, em até cinco dias, registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal, órgão responsável pela liberação de indústrias deste tipo em Porto Alegre.

O segundo estabelecimento era um minimercado. A denúncia tratava das condições sanitárias do local. Foram constatados pela equipe produtos mal acondicionados e com data de validade vencida, resultando na apreensão de 21,3 quilos de alimentos sem condições para consumo humano. Também não havia kit para higienização de mãos. O responsável pelo local foi autuado, com prazo para defesa de 30 dias.

Suspeitas de irregularidades em estabelecimentos que comercializam alimentos - como minimercados, mercados, supermercados, lancherias e restaurantes, entre outros - devem ser denunciadas para a EVA pelo serviço 156 da prefeitura.

Patrícia Coelho

Cristiano Vieira