Saúde do Trabalhador lança boletim com dados de acidentes na Capital

28/04/2022 17:58

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde (Cerest Porto Alegre) publicou nesta quinta-feira, 28, a primeira edição do Boletim Epidemiológico da Saúde do Trabalhador de Porto Alegre. Na publicação, são apresentados dados como indicadores do setor a partir das notificações de acidentes do trabalho e agravos relacionados ao trabalho ocorridos na cidade. A data escolhida para a divulgação, 28 de abril, marca o Dia Nacional em Memória a Vítimas de Acidentes do Trabalho no Brasil.

Porto Alegre figura em primeiro lugar entre os 497 municípios do Estado e quarto do país no ranking das notificações municipais de comunicação de acidentes de trabalho. Em 2021, foram notificados 6.888 casos, caracterizando um aumento de 3,6% em comparação ao ano de 2020. O coordenador do Cerest Porto Alegre, Paulo Ricardo Bobek, destaca que em 2021 o número de notificações foi de quase uma por hora na Capital. 

Bobek enfatiza a importância de os acidentes e agravos serem notificados à vigilância da saúde do trabalhador. Somente com a notificação será possível ter uma visão mais apurada da saúde do trabalhador no município e aumentar a base de estabelecimentos notificadores de diversos ramos econômicos. “É a partir desses dados que podemos dar continuidade às atividades de promoção e prevenção da saúde nos locais de trabalho, além de desenvolver atividades de assistência e reabilitação do trabalhador, conforme suas necessidades em saúde”, destaca o coordenador, citando o documento. 

Devem ser notificados ao Cerest:
•    Acidente de trabalho, incluindo casos graves, fatais ou em crianças e adolescentes;
•    Acidente de trabalho com exposição a material biológico;
•    Intoxicação exógena por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados;
•    Câncer relacionado ao trabalho;
•    Dermatoses ocupacionais;
•    Lesões por Esforços Repetitivos - LER/Distúrbios Ostemusculares Relacionados ao Trabalho;
•    Perda auditiva induzida por ruído relacionada ao trabalho;
•    Pneumoconises relacionadas ao trabalho;
•    Transtornos mentais relacionados ao trabalho.

Entre 2007 e 2021, foram feitas 25.580 notificações de agravos, doenças e acidentes de trabalho ao Cerest, sendo os mais frequentes os referentes a acidentes e a exposição a material biológico. As notificações podem ser feitas ao serviço 156, Fala Porto Alegre.  

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes