Saúde confirma 1.526 casos de dengue em Porto Alegre em 2024

09/04/2024 14:09

Porto Alegre tem 1.526 casos confirmados de dengue em 2024. Do total, 1.253 foram contraídos na cidade (autóctones), 216 são importados (infecção fora da cidade) e 57 não têm local de infecção determinado. O total de ocorrências suspeitas notificadas à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alcança 15.178 até 6 de abril. Em 2023, no mesmo período, foram 1.973 notificações e 956 casos confirmados.

Os dados estão no boletim epidemiológico publicado na segunda-feira, 8, pela Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS. O levantamento apresenta informações cumulativas até a semana epidemiológica 14 de 2024.

A faixa etária dos 21 a 30 anos ainda mantém a maior proporção dos casos confirmados (272 casos, ou 17,8%), e a maioria dos pacientes são do sexo feminino (816 casos ou 53,4%). Os principais sintomas relatados são febre (em 93,9% dos casos), seguidos por mialgia (dor no corpo), cefaleia (dor de cabeça) e náuseas. Um óbito foi confirmado na cidade em decorrência da dengue. 

Bairros - Há casos espalhados pela cidade inteira, mas com maior incidência nos bairros São João, São Geraldo, Higienópolis e Pedra Redonda. A incidência equivale ao número de casos por 100 mil habitantes - por isso, um bairro com população menor, mesmo com baixo número de casos, pode ser considerado de alta incidência. O boletim apresenta mapa de incidência para ilustrar a presença da dengue na cidade. 

O boletim epidemiológico é uma publicação prevista no Plano de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya da SMS. A partir desta semana epidemiológica 14, a publicação passa a ter periodicidade semanal, pois a SMS acionou o Nível 3 de Resposta do Plano (infestação vetorial alta somada à ocorrência de casos acima do limite superior esperado para o momento e ocorrência de óbito por dengue). 

Em relação à infestação vetorial, o levantamento registrou índice crítico, com alta ou muito alta infestação em 43 de 46 bairros monitorados com armadilhas. Acompanhe aqui a situação dos bairros. Mais informações sobre a dengue e a infestação do mosquito Aedes aegypti em Porto Alegre estão no endereço www.ondeestaoaedes.com.br.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes