Saúde capacita novos multiplicadores na metodologia Acesso Mais Seguro
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam, nesta sexta-feira, 9, de formação para se tornarem multiplicadores da metodologia Acesso Mais Seguro nos respectivos locais de trabalho. Parceria da prefeitura com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o programa pretende promover ambientes seguros e fortalecer a resiliência dos profissionais de serviços públicos em áreas afetadas por violência armada.
O diferencial desta capacitação é a participação, como facilitadora, da assessora da Superintendência de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Danielle Brandão. O intuito é compartilhar a experiência da capital fluminense na implementação da metodologia. A formação é de três turnos e começou na tarde de quinta-feira, 8, no auditório do Centro de Saúde Murialdo.
De acordo com a coordenadora do Acesso Mais Seguro na SMS, psicóloga Fernanda Kerbes, hoje 57% dos serviços de Porto Alegre, incluindo unidades de saúde, farmácias distritais, centros de atenção psicossocial e prontos atendimentos, estão aplicando a metodologia, o que corresponde a 115 locais. “Até o fim do ano, nossa meta é que 100% dos serviços estejam capacitados para utilizar a ferramenta”, afirma Fernanda.
No Brasil, o programa Acesso Mais Seguro foi adotado em oito cidades, tendo uma gestão de risco cada vez mais adaptada à realidade local. Em Porto Alegre, atua desde 2016 e está implementado em parte dos serviços das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. Em 2020, foi instituído como política pública no município.
Lissandra Mendonça