Ação do Samu prevista para este sábado é transferida para dia 29
O evento de encerramento da programação de 30 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre, previsto para este sábado, 22, foi transferido em função da previsão de chuva. A nova data é o dia 29, com programação gratuita de capacitação em primeiros socorros voltada à população. A atividade ocorrerá no Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário, das 9h às 17h.
Atendimentos - Até setembro de 2025, o Samu Porto Alegre recebeu 118.204 ligações, reforçando a relevância no atendimento a urgências e emergências. Dessas, 54.822 foram triadas e orientadas pela regulação médica, enquanto 43.857 resultaram no envio de equipes para atendimento presencial. No mesmo perÃodo, foram registrados 1.880 trotes, que comprometem a agilidade do socorro. São 28 ambulâncias em operação e 18 equipes trabalhando para um tempo de resposta médio de 15 minutos a casos graves.
Pioneirismo - A criação do Samu Porto Alegre nasceu da crescente demanda por atendimento móvel de urgência em domicÃlios e vias públicas da Capital. Em 1994, Porto Alegre firmou um acordo de cooperação técnica com a França para adaptar o modelo francês de assistência pré-hospitalar ao contexto brasileiro.
O primeiro Samu do Brasil começou a operar em novembro de 1995, com uma pequena central no HPS. A partir de 1997, foram criadas bases descentralizadas em regiões estratégicas da cidade. O serviço rapidamente se tornou modelo para outras cidades brasileiras, influenciando a PolÃtica Nacional de Atenção à s Urgências, instituÃda em 2006.
Andrea Brasil