Saúde busca alternativas para atender pessoas com deficiência intelectual

15/12/2023 15:33
Carolina Zeni/SMS/PMPA
SAÚDE
Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia é referência no atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu mais um passo, na manhã desta sexta-feira, 15, para a construção de alternativas para atendimento de pessoas com comprometimento intelectual e físico. O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, visitou a Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, uma das pioneiras no serviço de acolhimento institucional e na proteção social de alta complexidade da assistência social em Porto Alegre. 

Em busca de ampliar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e que atualmente aguardam na fila de espera por reabilitação, a SMS vai abrir um edital de chamamento público para credenciar estes serviços. Atualmente, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) tem parceria com mais de 20 instituições para o encaminhamento de pacientes.

O objetivo é a habilitação do espaço como Centro Especializado em Reabilitação II, sendo referência no cuidado e proteção para usuários de todas as faixas etárias, familiares e acompanhantes nos processos de reabilitação física e intelectual. Isso possibilitará repasses de mais de R$ 200 mil pelo Ministério da Saúde. As equipes da SMS estão visitando outros locais, a exemplo do Educandário São João Batista.

“Criamos um grupo de trabalho para fazer o fluxo de atendimento da pessoa que necessite de reabilitação intelectual para pensar nesta linha de cuidado da atenção à saúde da pessoa com deficiência. Áreas da saúde mental, criança e adolescente, pessoa com deficiência e atenção especializada participam das discussões, a fim de oferecermos acompanhamento de qualidade”, destaca Ritter.

Atualmente, a Casa Excepcional Santa Rita de Cássia atende 28 acolhidos, entre crianças, adolescentes e adultos com comprometimentos físico e intelectual, que demandam atendimentos especializados 24 horas por dia por equipe multidisciplinar formada pelas áreas de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, serviço social, neurologia, enfermagem, técnicos de enfermagem e cuidadores.

 

Carolina Zeni

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes