Saúde confirma 61 casos de dengue na Capital

21/03/2023 16:55

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta terça-feira, 21, o segundo Boletim Informativo da Dengue do ano, com a confirmação de 61 casos da doença na cidade contabilizados desde o início do ano até 21 de março, dos quais 45 são autóctones – contraídos na Capital. Esses dados foram extraídos do banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan) na manhã desta terça e estão sujeitos a revisão pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). Desde o início do ano, foram notificadas 543 suspeitas à vigilância epidemiológica da SMS, das quais 464 entre pessoas residentes da Capital. Do total, 262 seguem em investigação laboratorial e 130 já foram descartadas.

A publicação apresenta também dados sobre confirmação de casos nas duas semanas epidemiológicas anteriores à divulgação (nesta semana, as SE 10 e 11, que correspondem aos dias 5 a 18/3). Nesse período, foram confirmados 27 casos autóctones; sendo 20 nos bairros Vila João Pessoa (seis) e Vila São José (14). Os outros sete foram confirmados entre residentes do bairro Aparício Borges (3) e Auxiliadora, Lomba do Pinheiro, Santo Antonio e Teresópolis, um caso em cada bairro.

O Boletim também traz dados comparativos entre 2022 e 2023. Neste caso, são apresentadas estatísticas até o final da Semana Epidemiológica 11 (até 18/3 neste ano; até 19/3 em 2022). De acordo com o informativo, em 2022, no mesmo período, foram 524 casos de dengue confirmados na cidade, e 60 até o dia 18 neste ano.  

Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o Boletim da SE 11 indica altíssimo índice de infestação em 40 dos 46 bairros monitorados pela prefeitura com o sistema de armadilhas de captura. Com alto índice de infestação, aumenta o risco de transmissão do vírus da dengue na cidade. A dengue é transmitida pela picada da fêmea de um mosquito infectado com o vírus. “Um mosquito saudável que pique uma pessoa infectada com o vírus será infectado e depois continuará o processo de transmissão para outras pessoas”, enfatiza o diretor da DVS, Fernando Ritter. A dengue não é transmitida de uma pessoa para outra.

A DVS tem realizado operações de pulverização de inseticida, especialmente na região Leste, visando a diminuir a população adulta de Aedes aegypti. Nesta semana, os profissionais da DVS realizaram uma operação na segunda-feira e, por motivo de segurança no território, a operação prevista para esta terça-feira foi cancelada. Na quinta-feira, 23, ruas do bairro Aparício Borges receberão pulverização, a partir das 9h, em um raio de 150 metro a partir da rua Galdino Jesus dos Santos, com saída da Praça da Saibreira (próximo à rua das Saibreira, 63).

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes