Saúde alerta para vacinação antes do período de festas e das férias
A chegada do final de ano e do período de férias também é a chegada de um período de viagens para muitas famílias. A Vigilância em Saúde alerta para que o calendário vacinal de bebês, crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas seja atualizado antes do deslocamento para outras regiões do Estado, do país e até do exterior. “As vacinas precisam de um tempo mínimo para proteger o organismo, por isso deixar o calendário vacinal atualizado antes de viajar é a melhor recomendação”, enfatiza a enfermeira Renata Capponi, chefe da Equipe de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde.
O calendário oficial brasileiro prevê diferentes vacinas de acordo com a faixa etária.
A SMS oferece as vacinas do calendário em unidades de saúde ou em locais específicos. Até 31 de janeiro estão à disposição doses da vacina contra Influenza para todas as pessoas a partir de seis meses.
A dose contra HPV pode ser feita para o público-alvo (9 a 14 anos) na rotina e para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que nunca foram imunizados até o dia 31, de acordo com o horário de funcionamento de cada local. Vacinas contra covid-19 estão em unidades de referência. E a Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está em toda a rede de saúde, assim como a vacina contra Febre Amarela, necessária para entrar em muitos países.
São Paulo divulgou um caso confirmado de sarampo em 12 de dezembro. O paciente não estava vacinado e viajou a Nova York, nos Estados Unidos. Há circulação do vírus de sarampo no país. Durante a viagem, ele teve contato com uma pessoa que teve confirmação da doença. O sarampo é altamente transmissível. De cada dez pessoas não vacinadas, nove podem se infectar ao ter exposição a caso confirmado.
"Visite uma unidade de saúde, de preferência com a sua carteira de vacinação, para verificar a sua condição vacinal”, alerta a chefe da Equipe de Imunizações, enfermeira Renata Capponi.
Andrea Brasil