Reunião discute ações de saúde para motoristas por aplicativo

11/02/2025 14:58

Orientação de saúde para a prevenção, com foco nas doenças osteomusculares, dermatológicas e adoecimentos relacionados à saúde mental foram foco principal da reunião realizada nesta terça-feira, 11, entre o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/DVS) e o Sindicato dos Motoristas por Aplicativos no RS (Sintrapli). 

O objetivo é oferecer, pelo Cerest, ações de promoção da saúde e prevenção de doenças à categoria, que conta com mil motoristas sindicalizados. A estimativa é de que mais de 45 mil profissionais atuem na área em Porto Alegre.

Uma das ações propostas foi a divulgação do Cerest por meio de vídeos objetivos, facilitando o acesso aos serviços oferecidos. Também foi discutido com o diretor de saúde do Sintrapli, Thomaz Campos, a criação de pontos de apoio aos motoristas, em locais a serem definidos, onde serão realizadas as orientações de saúde. “Essa iniciativa visa promover o Cerest e estreitar os laços com os motoristas de aplicativos, além de outras entidades envolvidas com a categoria, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores'', afirma o chefe do Cerest, Diego Goularte.

Participaram da reunião o representante do Sintrapli, o chefe do Cerest e duas médicas do trabalho servidoras do Cerest.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça