Restaurante japonês tem atividade suspensa pela Vigilância
Em vistoria realizada na manhã desta terça-feira, 4, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde, suspendeu as atividades do restaurante Sushi Drive do bairro Rio Branco. Motivada por denúncia, a fiscalização encontrou no local alimentos com validade vencida, sem procedência comprovada, sem identificação e mal acondicionados. Um total de 32 quilos de arroz, kani kama, atum e peixe branco foi descartado. A ação foi acompanhada por policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon).
De acordo com informação da agente de fiscalização Nayara Poletto, da Equipe de Vigilância de Alimentos da SMS, o Sushi Drive iniciou, em 2016, processo para obtenção do alvará de saúde. Desde então, seis vistorias foram realizadas no local, com suspensão de atividade em mais de uma oportunidade. Além da apreensão e descarte dos produtos, os responsáveis pelo local foram notificados a providenciar limpeza e desinsetização, pois foram encontradas formigas próximo à bancada de manipulação de pescados e detectada falta de higiene no ambiente.
Com o crescimento do mercado de estabelecimentos de culinária japonesa, a fiscalização desses estabelecimentos tem sido intensificada. “Em se tratando de sushi e sashimi, o risco à saúde da população em caso de processos indevidos ou inadequados é muito alto”, explicou Nayara.
Em 2010, o estabelecimento passou por suspensão de atividade, devido à falta de higiene e falta d’água no momento da inspeção. Para reabrir, nova vistoria deve ser realizada após a apresentação dos comprovantes de desinsetização e dos processos de desinfecção de superfícies e limpeza geral.
Denise Righi