Próximo congresso das secretarias municipais de saúde será em Porto Alegre
Porto Alegre será sede do 39º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorrerá de 12 a 15 de julho de 2026, na Fiergs. O lançamento da capital gaúcha como anfitriã do próximo evento ocorreu nesta sexta-feira, 8, no encerramento do 34º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, promovido pelo Cosems/RS. O encontro começou quarta-feira, 6, na Expogramado, e reúne cerca de 2 mil participantes.
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde subiram ao palco para apresentar o vídeo institucional do evento e fazer o convite. "O evento é sempre uma oportunidade de troca de experiências, fortalecimento do SUS e construção conjunta de soluções para os desafios da gestão em saúde pública. Para 2026, teremos a honra de receber o Congresso do Conasems em Porto Alegre, e já estamos nos preparando para mostrar a força do SUS da nossa cidade", disse o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
Ao final do congresso, foi lida carta aberta com oito eixos centrais: gestão do trabalho e educação na saúde; saúde mental e cuidado psicossocial; planejamento e governança; financiamento e execução orçamentária; cuidado em rede e regionalização; práticas integrativas e cuidado humanizado; controle social e participação popular; e tecnologia, informação e inovação.
Práticas integrativas - O congresso organizou a Vila das Pics, com a exposição das iniciativas de 22 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre como a cidade que mais oferece práticas integrativas e complementares em saúde no Estado. A capital gaúcha desenvolve 22 pics nas unidades de saúde e cinco na Atenção Especializada, entre reiki, auriculoterapia, homeopatia e acupuntura.
Participaram da programação secretários municipais de saúde, profissionais do SUS, apoiadores institucionais, pesquisadores, estudantes e representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde. A programação incluiu painéis técnicos com convidados nacionais, oficinas temáticas, rodas de conversa, atrações culturais, feira com mais de 70 expositores e a Mostra Teu SUS RS, que premiou as experiências exitosas desenvolvidas nos municípios.
Com o mote “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói: Novos Caminhos para um Rio Grande que Refloresce”, o congresso reforçou as potencialidades da gestão local como elemento central na reconstrução de políticas públicas de saúde após momentos críticos. A escolha do tema é simbólica diante das enchentes que atingiram o Estado, mas também fala da resiliência dos municípios.
Gilmar Martins