Porto Alegre certifica 44 novos serviços no Acesso Mais Seguro

12/12/2025 11:13

A Secretaria Municipal de Saúde certificou na quinta-feira, 11, mais 44 serviços de saúde na metodologia do Acesso Mais Seguro (AMS), em cerimônia realizada no Centro de Saúde Murialdo. A entrega marca mais um avanço na consolidação da política pública de proteção aos trabalhadores e usuários em territórios afetados por diferentes formas de violência.

Foram certificados unidades de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Farmácia Distrital, Centro de Referência em Tuberculose (CRTB), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Consultório na Rua, ampliando para 128 o número de serviços que utilizam plenamente a metodologia no município.

A certificação representa o fechamento de um ciclo de oficinas, acompanhamento técnico e desenvolvimento de planos de ação voltados à identificação de riscos, fortalecimento de rotinas seguras e prevenção de incidentes no cotidiano dos serviços. O AMS exige atualização contínua a cada dois anos, considerando as mudanças nos territórios e a necessidade de renovação do conhecimento das equipes sobre sinais de risco e condutas seguras.

A coordenadora da iniciativa na SMS, Fernanda Kerbes, ressaltou a importância das notificações qualificadas para a compreensão dos cenários de risco. Segundo ela, o uso da plataforma digital tem permitido aprimorar a classificação dos episódios de violência e orientar decisões mais precisas. “A metodologia nos protege da exposição à violência armada, mas também nos desafia a compreender as demais formas de violência que atravessam o cotidiano das equipes e dos usuáriosâ€, explicou.

Novos facilitadores - Em 2025, a SMS também formou 14 novos facilitadores do AMS, ampliando para 23 o grupo responsável por apoiar a implantação e a sustentação da metodologia nos serviços. A programação do ano inclui ainda a realização do 2º Seminário de Boas Práticas, com a mesa “Desafios das violências nos serviços de saúde e contribuições do Programa AMSâ€, reunindo profissionais para compartilhar experiências, estratégias e resultados.

A iniciativa é realizada em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e conta com apoio do Grupo Hospitalar Conceição, Associação Educacional São Carlos e das instituições contratualizadas – Rede Divina Providência, Santa Casa de Misericórdia e Associação Vila Nova.

Presente em sete cidades brasileiras, o Acesso Mais Seguro atua em Porto Alegre desde 2016, abrangendo serviços da SMS, da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Assistência Social e Cidadania. Em 2020, foi instituído como política pública municipal. 

Carolina Zeni

Andrea Brasil