Projeto para reduzir superlotação nas emergências é apresentado no Hospital Presidente Vargas

24/07/2023 19:01

Nesta segunda-feira, 24, a metodologia Lean foi apresentada às chefias técnicas do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), que passou a integrar o projeto ainda em junho, no intuito de desenvolver ações para reduzir a superlotação nas emergências. O objetivo é racionalizar recursos e aperfeiçoar espaços e insumos.

A apresentação foi feita pelos consultores do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo, Emerson Matos e Michel Lucena. A iniciativa é do Ministério da Saúde, desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS e executada em parceria com os hospitais Beneficência Portuguesa, Sírio-Libanês e Moinhos de Vento.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, esteve presente, ao lado do diretor-técnico do HIMPV, Alceu Gomes, e destacou a importância da implantação da metodologia, focada em eliminar desperdícios e considerando todos os aspectos da organização – matéria-prima, espaço físico, número de colaboradores de processos. “Precisamos que o hospital e seus profissionais estejam preparados para enfrentar novos cenários, e essa é uma forma de educação permanente que faz com que a gente olhe para dentro dos nossos serviços e possa provocar mudanças. Para melhorar resultados, precisamos melhorar estrutura e processos, sabendo dos papeis de cada um com transparência”, afirma.

Para além da redução da superlotação, a iniciativa tem reflexo na atenção primária à saúde. As diretorias técnicas do HIMPV trouxeram ao debate os desafios enfrentados pelas equipes para dar celeridade ao atendimento de emergência, que deve começar nas unidades básicas de saúde. Como compromisso, o secretário Ritter afirmou que, na próxima terça-feira, dia 1º de agosto, as equipes da Atenção Primária à Saúde na Capital devem participar das discussões, contribuindo na melhora e garantia de segurança aos pacientes e às equipes.

 

Carolina Zeni

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes