Profissionais da Vigilância em Saúde municipal participam de coletânea da UFRGS
Na quinta-feira, 22, será lançada a coletânea "Costuras da Saúde Coletiva em Movimento". O ato será no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (avenida Padre Cacique, 372/2º andar), a partir das 10h. O livro é produzido pelo curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). São 16 artigos, divididos em três seções: a saúde coletiva na realidade atual; saúde mental; e educação e promoção de saúde.
Dois artigos da primeira seção são assinados por profissionais que atuam na Unidade de Vigilância Ambiental de Porto Alegre.
"Vigilância Ambiental ao Tityus serrulatus: resgate histórico do programa e estratégias da saúde coletiva na prevenção ao acidente escorpiônico envolvendo crianças vulnerabilizadas" foi produzido por Alex Elias Lamas, Alexandre Companhoni, Fabiana Reis Ninov, Gisele Martins Gomes e Luis Fernando Lopes. O artigo apresenta estratégias para prevenção de acidentes com escorpiões. A autoria é de profissionais que atuam e atuaram na Vigilância em saúde municipal.
"Vigilância Ambiental e Climática em Saúde: relato de experiência no nível local e desafios institucionais para a área da saúde", de Alex Elias Lamas, Aléxia Homem Nunes e Ariane dos Santos Marques aborda experiências e desafios na implementação da vigilância ambiental e climática em saúde.
A diretora de vigilância em Saúde Aline Medeiros destaca a intenção do evento é “aproximar os laços entre as políticas públicas e o meio acadêmico ao refletir sobre os desafios da saúde coletiva e da vigilância ambiental em saúde em nossa cidade”.
O livro "Costuras da Saúde Coletiva em Movimento" tem organização de Carolina Araújo Londero, Alexandre Fávero Bulgarelli, Luciane Maria Pilotto, Aline Blaya Martins, Guilherme Lamperti Thomazi, Jaqueline Miotto Guarnieri, Larissa Goni Murussi e Renata Riffel Bitencourt.
Gilmar Martins