Prevenção às violências segue em debate nesta sexta-feira

05/08/2022 09:31
Vinny Vanoni / PMPA
SAÚDE
Evento conta com apresentações de especialistas locais, nacionais e internacionais

Os debates do 1º Seminário Municipal de Prevenção às Violências de Porto Alegre continuam nesta sexta-feira, 5, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O encontro reúne cerca de 400 pessoas, com apresentações de especialistas locais, nacionais e internacionais propondo alternativas de enfrentamento pela abordagem da saúde pública. A promoção é da prefeitura e envolve diversas secretarias, com apoio do Ministério Público do RS e do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre. 

Pela manhã, os temas em debate são violência estrutural, racismo e exemplos de melhores práticas comunitárias existentes para atender às vítimas de violência doméstica e interpessoal. À tarde, estarão em pauta alternativas de prevenção. O evento teve início quinta-feira, 4, com apresentação da proposta de criação do Escritório de Prevenção à Violência, programa multissetorial colaborativo a ser desenvolvido por diversas secretarias e órgãos municipais, com a participação da população, a partir de uma agenda cidadã.

O escritório deverá articular e promover ações integradas estratégicas na interrupção, prevenção e atendimento às pessoas em situação ou vítimas da violência, a partir da escola, começando pelas regiões e expandindo para toda a cidade. A ideia é reduzir a sensação de insegurança.

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a participação das secretarias de Educação, Segurança, Desenvolvimento Social, Planejamento e Assuntos Estratégicos, Esporte, Lazer e Juventude e Governança Local. Confira a programação completa no link.

Leia mais: Prefeitura propõe criação do Escritório de Prevenção à Violência

 

Vanessa Conte

Cristiano Vieira