Prefeitura pulveriza inseticida em ruas da Restinga nesta quarta-feira

13/03/2024 08:39

A Prefeitura de Porto Alegre realiza uma nova operação de bloqueio químico, com aplicação de inseticida, em ruas do bairro Restinga a partir das 9h desta quarta-feira, 13. O ponto de saída será a Unidade de Saúde Núcleo Esperança (rua 7114, nº 23). Serão pulverizadas as ruas Meridional, Coliseu, Martinica e Baltimore, na totalidade ou em parte, e adjacências. O objetivo é diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti adultos no perímetro. A Restinga é um dos bairros com maior ocorrência de dengue na cidade em 2024.

De forma paralela, técnicos da Unidade de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizarão, no turno da manhã, sobrevoos de drone em locais da zona Sul, visando à identificação de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Esta atividade é realizada em atendimento a demandas da comunidade junto ao serviço 156.

Bloqueios - As pulverizações são feitas a partir de avaliação técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), que coordena o trabalho de campo, e têm o objetivo de interromper ou diminuir a transmissão viral em regiões com transmissão viral confirmada. A SMS não realiza atividades de desinsetização ou de controle de mosquitos na cidade.

Sintomas - Febre alta (maior de 38ºC), acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos são sinais compatíveis com a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Nesse caso, a recomendação é de procura de atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas, para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde e acompanhamento do quadro clínico, visando o não agravamento da doença, especialmente após o final do quadro febril. A recomendação vale para todas as pessoas, mas especialmente para moradores ou trabalhadores de bairros com confirmação da doença.

De acordo com dados da vigilância epidemiológica da DVS, Porto Alegre tem 592 casos confirmados de dengue até a segunda-feira, 11.

  

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil