Prefeitura oferece serviço de saúde para recuperação pós-Covid

02/07/2021 08:43
Robson da Silveira SMS / PMPA
SAÚDE
Parceria com o Hospital de Clínicas possibilitará acompanhamento de saúde para pessoas que necessitarem de apoio

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, oferecerá a partir de segunda-feira, 5, acompanhamento para pessoas que necessitarem de apoio no período de recuperação pós-Covid. O primeiro passo é procurar a unidade de saúde. A enfermagem será responsável pelo plano de cuidado do paciente e encaminhamentos às demais especialidades. A partir desta primeira análise, será feita a inserção no sistema Gercon, que administra o fluxo de consultas na rede pública. Dependendo do caso, a pessoa pode ter o acompanhamento na própria unidade de saúde de sua referência, se não houver exigência de um tratamento mais aprofundado.

Casos mais complexos serão encaminhados para o Centro de Saúde IAPI. E situações mais graves, que exijam avaliações mais complexas com tomografias e outros exames, contarão com o apoio do Hospital de Clínicas, que já tem este serviço em atividade há mais tempo.

Nesta primeira etapa serão disponibilizadas dez consultas semanais, com serviços de enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, fonoaudioaudiologia, fisiatria e educador físico, este último um apoio dos profissionais da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. A partir de agosto, o serviço ganhará o reforço de alunos e professores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) e Unisinos.

A recuperação de pessoas que foram contaminadas com a Covid-19 e necessitaram de atendimento médico muitas vezes exige um acompanhamento mais demorado no período de recuperação. É uma situação que varia em cada pessoa, dependendo da gravidade das intercorrências que ela sofreu. O tratamento pós-Covid é especialmente importante para os que passaram longos períodos em leitos clínicos e mais ainda para os que viveram a dramática experiência de internação em uma UTI.

 

Ricardo Azeredo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes