Prefeitura mapeia casos do novo coronavírus em Porto Alegre

16/09/2020 14:28
Divulgação / PMPA
Mapa de casos de Covid-19 - bairro Bom Jesus
São apresentadas informações como população do bairro, total de casos e histórico nas últimas três semanas

Para apresentar com maior transparência os números da infecção pelo novo coronavírus e apoiar ações de combate ao avanço da pandemia na cidade de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde, pelo Observatório da Vigilância, lançou nesta terça-feira, 15, novos mapas com a localização dos casos de Covid-19 no município. Além de um mapa geral do território, são oferecidos outros 94 mapas, por bairros, com o intuito de apresentar uma análise espacial dos casos positivos na cidade. A elaboração dos mapas contou com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), pelo Corpo Técnico de Geoprocessamento.

Na coleção de mapas dos bairros, são apresentadas informações como população, total de casos acumulado, histórico de casos nas últimas três semanas, semana de referência, taxa por 1.000 habitantes e localizador do bairro no município. Nessa série de mapas, são indicados, por cor, os casos geolocalizados na semana de referência, na semana anterior e o acumulado das demais semanas. O mapa lançado nesta semana apresenta dados geocodificados até a Semana Epidemiológica 37 (7 a 13 de setembro). A atualização será semanal.

O mapa geral de Porto Alegre também traz dados da semana de referência, total de casos geolocalizados, população do município e dos bairros (com o total de casos em cada bairro) e taxa de incidência por 100.000 habitantes. No mapa, as cores utilizadas na representação dos bairros variam de acordo com a incidência por 1.000 habitantes. O mapa ainda traz o histórico de casos nas últimas três semanas em cada bairro.

A elaboração destes produtos tem como objetivo analisar como ocorre a concentração espacial dos casos de Covid-19 permitindo, com isso, ações estratégicas de maior eficiência no combate ao novo coronavírus em Porto Alegre.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins