Prefeitura mapeia casos do novo coronavírus em Porto Alegre

16/09/2020 14:28
Divulgação / PMPA
Mapa de casos de Covid-19 - bairro Bom Jesus
S√£o apresentadas informa√ß√Ķes como popula√ß√£o do bairro, total de casos e hist√≥rico nas √ļltimas tr√™s semanas

Para apresentar com maior transpar√™ncia os n√ļmeros da infec√ß√£o pelo novo coronav√≠rus e apoiar a√ß√Ķes de combate ao avan√ßo da pandemia na cidade de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Sa√ļde, pelo Observat√≥rio da Vigil√Ęncia, lan√ßou nesta ter√ßa-feira, 15, novos mapas com a localiza√ß√£o dos casos de Covid-19 no munic√≠pio. Al√©m de um mapa geral do territ√≥rio, s√£o oferecidos outros 94 mapas, por bairros, com o intuito de apresentar uma an√°lise espacial dos casos positivos na cidade. A elabora√ß√£o dos mapas contou com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gest√£o (SMPG), pelo Corpo T√©cnico de Geoprocessamento.

Na cole√ß√£o de mapas dos bairros, s√£o apresentadas informa√ß√Ķes como popula√ß√£o, total de casos acumulado, hist√≥rico de casos nas √ļltimas tr√™s semanas, semana de refer√™ncia, taxa por 1.000 habitantes e localizador do bairro no munic√≠pio. Nessa s√©rie de mapas, s√£o indicados, por cor, os casos geolocalizados na semana de refer√™ncia, na semana anterior e o acumulado das demais semanas. O mapa lan√ßado nesta semana apresenta dados geocodificados at√© a Semana Epidemiol√≥gica 37 (7 a 13 de setembro). A atualiza√ß√£o ser√° semanal.

O mapa geral de Porto Alegre tamb√©m traz dados da semana de refer√™ncia, total de casos geolocalizados, popula√ß√£o do munic√≠pio e dos bairros (com o total de casos em cada bairro) e taxa de incid√™ncia por 100.000 habitantes. No mapa, as cores utilizadas na representa√ß√£o dos bairros variam de acordo com a incid√™ncia por 1.000 habitantes. O mapa ainda traz o hist√≥rico de casos nas √ļltimas tr√™s semanas em cada bairro.

A elabora√ß√£o destes produtos tem como objetivo analisar como ocorre a concentra√ß√£o espacial dos casos de Covid-19 permitindo, com isso, a√ß√Ķes estrat√©gicas de maior efici√™ncia no combate ao novo coronav√≠rus em Porto Alegre.

Para mais informa√ß√Ķes sobre o coronav√≠rus,¬†clique aqui.

Veja aqui as √ļltimas not√≠cias sobre a pandemia.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins