Prefeitura mantém imunização contra gripe até fim do estoque de vacinas

24/06/2022 13:55
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Público infantil é considerado vulnerável para a ação do vírus Influenza, com possibilidade de evolução para casos graves

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou nesta sexta-feira, 24, que a oferta da imunização contra gripe em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A programação da campanha nacional previa o término nesta sexta-feira. Haverá vacinação no final de semana e o serviço será divulgado pela prefeitura ao longo do dia.

Dados mais recentes do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, extraídos nesta sexta, indicam que foram aplicadas 380.790 doses de vacinas contra a gripe em Porto Alegre. Do total, 271.535 (52,5%) foram feitas nos grupos prioritários (confira abaixo o parcial por grupo) e as demais em outros grupos, com destaque para as 82.398 pessoas que não integram grupos prioritários e aproveitaram a oportunidade para garantir a proteção contra os vírus influenza A H3N2 e H1N1 e B.

O diretor adjunto da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS/SMS), Benjamin Roitman, enfatiza que a vacina é segura e protege contra as complicações da doença, diminuindo a necessidade de internações e busca por atendimento de urgência. Ele destaca que o frio fragiliza a imunidade do organismo, e com ambientes mais fechados, a transmissão do vírus é facilitada.

“A vacina leva pelo menos 15 dias para fazer o efeito protetivo necessário, então quanto mais cedo a dose for feita, mais rapidamente o organismo criará os anticorpos que vão garantir a proteção”, explica o médico pediatra.

O público infantil, considerado vulnerável para a ação do vírus Influenza com possibilidade de evolução para casos graves, também tem papel relevante na transmissibilidade da doença. Roitman lembra que as crianças são importantes reservatórios dos vírus. “Quanto mais pessoas, de todas as idades, estiverem vacinadas, menor a circulação dos vírus e a infecção”, ressalta.

As campanhas de vacinação contra Covid-19 e contra gripe ocorrem de forma simultânea. Com exceção das crianças de 5 a 11 anos de idade, que devem ter intervalo de 15 dias entre uma dose e outra, todas as pessoas podem receber as duas doses de forma concomitante. Importante lembrar que ao serem vacinadas as gestantes protegem os bebês, pois eles somente poderão receber a primeira dose da vacina aos seis meses de vida.

Dados do LocalizaSUS em 24/6:
Crianças – 25.330 (32,5%)
Gestantes – 2.731 (23,2%)
Idosos – 192.291 (63,23%)
Povos indígenas – 524 (28,8%)
Puérperas – 250 (12,9%)
Trabalhadores da saúde – 45.386 (44,6%)
Comorbidades – 19.927
Pessoas sem comorbidades – população em geral – 82.398

Serviço: vacina contra influenza – aberta para todos os públicos a partir de seis meses de idade
Pontos de vacinação: 123
unidades de saúde e Shopping João Pessoa, nos dias de semana.
Programação do final de semana será divulgado no decorrer da sexta-feira, 24. 

 

  

 

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes