Prefeitura leva vacinação contra gripe à Orla do Guaíba nesta quinta-feira

08/06/2023 08:33

Quem for à Orla do Guaíba nesta quinta-feira, 8, poderá aproveitar o feriado para se vacinar contra a gripe. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá das 10h às 16h, em ônibus estacionado ao lado da Usina do Gasômetro.  

Pessoas a partir de seis meses de idade podem receber a imunização, em especial os grupos prioritários que ainda não se vacinaram, como gestantes e crianças. A estimativa da Secretaria Estadual da Saúde é de aumento de casos de influenza A neste ano, por isso a importância da imunização.

“Gestantes, crianças e idosos são os grupos mais suscetíveis às complicações que podem levar a internações hospitalares e até a óbitos por Influenza”, alerta a diretora de Atenção Primária, Vânia Frantz.

Os bebês só podem receber a primeira dose de vacina aos seis meses de vida. Antes dessa idade, a proteção contra complicações causadas pelo vírus é garantida exclusivamente pela vacinação da mãe durante a gestação. As gestantes podem receber a vacina em qualquer período da gravidez.

Unidades de saúde - A vacina contra gripe está disponível nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento de cada serviço – incluindo as unidades que funcionam em horário estendido (em 17 unidades, até as 22h).

Aos sábados e domingos, até o final do inverno, a vacinação é oferecida em unidades de saúde definidas pela SMS. A medida integra as ações da prefeitura para a Operação Inverno. A partir da administração da vacina, o organismo necessita de 15 dias para criar os anticorpos necessários, garantindo a proteção contra os vírus.

Locais: veja a lista de postos de saúde

 

Vanessa Conte e Patricia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes