Prefeitura firma acordo para reduzir filas de oftalmologia

24/06/2022 17:08
Foto: Pedro Piegas / PMPA.
EXECUTIVO
Ato de assinatura ocorreu no Paço Municipal

A prefeitura, atrav√©s da Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS), firmou nesta sexta-feira, 24, acordo de coopera√ß√£o com a Funda√ß√£o Leon√≠stica de Assist√™ncia Social, para a realiza√ß√£o de consultas oftalmol√≥gicas e fornecimento de √≥culos de grau pelo Sistema √önico de Sa√ļde (SUS). O ato de assinatura ocorreu no Pa√ßo Municipal, com a presen√ßa do prefeito Sebasti√£o Melo. ‚Äú√Č um compromisso da nossa gest√£o fornecer o acesso √† sa√ļde, principalmente para a popula√ß√£o em situa√ß√£o mais vulner√°vel. Iniciativas como essa s√£o fundamentais para devolver a qualidade de vida para as pessoas‚ÄĚ, afirmou o prefeito.

O objetivo √©, at√© o fim de 2023, atender 2.350 pacientes regulados pelo sistema Gercon¬†(sistema de gerenciamento de consultas da Secretaria Municipal de Sa√ļde), oferecendo, al√©m de atendimento com m√©dico oftalmologista, o fornecimento gratuito de √≥culos para a corre√ß√£o de transtornos de refra√ß√£o, como miopia, astigmatismo e hipermetropia.¬†

Os atendimentos ir√£o ocorrer na unidade m√≥vel da Funda√ß√£o, que ir√° estacionar em frente a unidades de sa√ļde da Capital, em datas e hor√°rios espec√≠ficos (confira o cronograma inicial ao final da mat√©ria). Ap√≥s a realiza√ß√£o da consulta, os usu√°rios poder√£o escolher o tipo de arma√ß√£o e receber√£o um comprovante para realizar a retirada do √≥culos, em um prazo de 15 dias, na unidade de sa√ļde onde o atendimento foi realizado.

Os serviços começam já nesta segunda-feira, 27, na Clínica da Família Campo da Tuca, no Partenon, com o atendimento de 50 pacientes agendados previamente pela SMS. Os casos que não forem de acuidade visual ou transtornos de refração, serão encaminhados para agendamento com outra subespecialidade oftalmológica.

Com a iniciativa, a inten√ß√£o √© reduzir a lista de espera por consultas oftalmol√≥gicas pelo SUS. Atualmente, 9.193 pacientes est√£o na fila. ‚Äú√Č de extrema import√Ęncia e de interesse p√ļblico o atendimento desses usu√°rios‚ÄĚ, enfatizou o secret√°rio municipal de sa√ļde, Mauro Sparta.

Confira o cronograma inicial de atendimentos:

27/6  - Clínica da Família Campo da Tuca - Rua Cel. José Rodrigues Sobral, 958 - Bairro Partenon

4/7 - Unidade de Sa√ļde Timba√ļva - Rua Sebasti√£o do Nascimento, 1050 - Bairro M√°rio Quintana

18/07 - Unidade de Sa√ļde Mato Sampaio - Rua Jayr Amaury Koebe, 90 - Jardim do Salso

Luize Baini

Gilmar Martins