Prefeitura firma acordo para reduzir filas de oftalmologia

24/06/2022 17:08
Foto: Pedro Piegas / PMPA.
EXECUTIVO
Ato de assinatura ocorreu no Paço Municipal

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), firmou nesta sexta-feira, 24, acordo de cooperação com a Fundação Leonística de Assistência Social, para a realização de consultas oftalmológicas e fornecimento de óculos de grau pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de assinatura ocorreu no Paço Municipal, com a presença do prefeito Sebastião Melo. “É um compromisso da nossa gestão fornecer o acesso à saúde, principalmente para a população em situação mais vulnerável. Iniciativas como essa são fundamentais para devolver a qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o prefeito.

O objetivo é, até o fim de 2023, atender 2.350 pacientes regulados pelo sistema Gercon (sistema de gerenciamento de consultas da Secretaria Municipal de Saúde), oferecendo, além de atendimento com médico oftalmologista, o fornecimento gratuito de óculos para a correção de transtornos de refração, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. 

Os atendimentos irão ocorrer na unidade móvel da Fundação, que irá estacionar em frente a unidades de saúde da Capital, em datas e horários específicos (confira o cronograma inicial ao final da matéria). Após a realização da consulta, os usuários poderão escolher o tipo de armação e receberão um comprovante para realizar a retirada do óculos, em um prazo de 15 dias, na unidade de saúde onde o atendimento foi realizado.

Os serviços começam já nesta segunda-feira, 27, na Clínica da Família Campo da Tuca, no Partenon, com o atendimento de 50 pacientes agendados previamente pela SMS. Os casos que não forem de acuidade visual ou transtornos de refração, serão encaminhados para agendamento com outra subespecialidade oftalmológica.

Com a iniciativa, a intenção é reduzir a lista de espera por consultas oftalmológicas pelo SUS. Atualmente, 9.193 pacientes estão na fila. “É de extrema importância e de interesse público o atendimento desses usuários”, enfatizou o secretário municipal de saúde, Mauro Sparta.

Confira o cronograma inicial de atendimentos:

27/6  - Clínica da Família Campo da Tuca - Rua Cel. José Rodrigues Sobral, 958 - Bairro Partenon

4/7 - Unidade de Saúde Timbaúva - Rua Sebastião do Nascimento, 1050 - Bairro Mário Quintana

18/07 - Unidade de Saúde Mato Sampaio - Rua Jayr Amaury Koebe, 90 - Jardim do Salso

 

Luize Baini

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes